Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Vista panorâmica de Casablanca, Marrocos. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
A presença de uma grande multidão nas ruas de São Paulo durante a Virada Cultural, animando em especial o centro da capital paulista, é uma clara indicação do que se precisa para a reconquista de suas ruas.


how to quote

GUERRA, Abilio. Virada Cultural em São Paulo. Reconquistando as ruas do centro. Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 050.07, Vitruvius, abr. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.050/3854>.


“O incrível da Virada é que em todo lugar que eu vou parece que acabou de ter uma coisa incrível. Eu chego sempre no fim do show...” (1)

Em sua 7ª edição, a Virada Cultural aconteceu nos dias 16 e 17 de abril de 2011 na capital paulista. Organizada pelas secretarias municipal e estadual de cultura de São Paulo e pelo Sesc, com a adesão de um grande número de instituições culturais, incontáveis atrações aconteceram de forma ininterrupta por 24 horas em dezenas de locais no centro e nos bairros da cidade.

Apesar da grande concentração na área musical – que cobre praticamente todos os estilos e gostos –, o evento conta com uma programação diversificada, desde mágicos a competições combinadas de luta livre. Às vezes, a qualidade do som e a concentração enorme de pessoas limitam em muito a qualidade dos shows, outras tantas é a qualidade sofrível de alguns participantes – afinal nem todos são Rita Lee, Paulinho da Viola, Dominguinhos, Eumir Deodato ou Osesp.

Mas o que parece realmente importante não é a qualidade dos espetáculos, pois parece que esta não é o motivo maior das pessoas saírem de suas casas e fugirem dos seus hábitos cotidianos para se aglomerarem nas ruas. O que é realmente incrível é a capacidade da cidade em realizar esta maratona com relativa calma e poucos transtornos. Banheiros químicos e barracas de alimentos e bebidas espalhados por lugares estratégicos, um eficaz sistema de limpeza, a ostensiva presença de veículos e guardas militares e civis, a limitação do fluxo de automóveis em algumas ruas e avenidas, e o Metrô funcionando durante as 24 horas, são decisões das autoridades que, no seu conjunto, permitiram as pessoas transitar de um local a outro sem maiores problemas.

Passear a noite pelo belo centro de São Paulo, sem medos ou receios, é uma sensação inspiradora, que nos coloca diante de uma possibilidade concreta de reconquista das ruas e do centro. A concentração de atividades culturais e um maior contingente de moradores na área central são fundamentais para animar o centro durante a noite, dando mais segurança a diversos logradouros hoje abandonados e perigosos. Mas, para que não seja uma efeméride fugaz e se transforme em um cotidiano, muitas coisas têm que ser feitas, não só pelo poder público, mas por todos nós: associações, sindicatos, clubes, escolas, entidades culturais, pessoas comuns. Por quê não tornar a Virada Cultural em um ponto de partida?


nota

1
GUERRA, Caio Romano. Virada Cultural. Série Caio na Real – vídeos no Youtube <http://www.youtube.com/watch?v=eeI13qFVPwg>.

comments

050.07 editorial
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

050

050.01 entrevista

Revisitando o Xingu através de imagens

Abilio Guerra and Michel Gorski

050.02 Viagem cultural

Descobrindo o Porto

Maycon Sedrez

050.03 Arquiteturismo em questão

Após a tempestade

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

050.04 exposição

O cinema dos pequenos gestos (des)narrativos

Beatriz Furtado

050.05 Exposición

Exposición Félix Candela 1910-2010

Francisco Hipólito Ojalvo

050.06 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided