Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Vista panorâmica de Casablanca, Marrocos. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
A cidade do Porto em Portugal possui uma arquitetura rica, ao mesmo tempo histórica e contemporânea. Este texto apresenta alguns dos pontos de meu interesse como arquiteto, ao fazer uma rápida visita à cidade em 2010.

english
The city of O Porto in Portugal has a wonderful historical and contemporary architecture. This paper presents some key points of my interest as architect when I was visiting the city in 2010.


how to quote

SEDREZ, Maycon. Descobrindo o Porto. Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 050.02, Vitruvius, abr. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.050/3859>.


A descoberta do Porto começou muito antes do embarque. Em 2010 o evento Nexus se realizaria em Porto, Portugal. A cidade fica na região norte de Portugal às margens do rio Douro. O Porto sempre foi uma cidade predominantemente comercial, mas apresenta um rico patrimônio cultural construído.

A curiosidade de conhecer a cidade e a oportunidade acadêmica uniram-se, para minha felicidade o artigo que submeti foi aceito. Logo comecei a pesquisar dados sobre a cidade através da internet, conhecer os mapas e ver as fotos do Google Earth e Google Street View. Desta maneira identifiquei a localização do aeroporto, do hotel, dos principais edifícios e do metrô, que por lá chamam de metro. Esta visualização virtual do local ajudou bastante quando caminhei pela cidade, pois automaticamente sabia a direção a seguir, mesmo não conhecendo exatamente qual caminho percorrer. Ao norte da cidade está o aeroporto, ao chegar você compra o cartão Andante para pegar o metrô. Este cartão serve para o transporte coletivo que é integrado. Saindo do aeroporto, para ir ao centro histórico até a estação Trindade, se desejar pode ir até a estação Aliados trocando de carro. Tudo muito bem sinalizado e informado.

Prédio na Avenida Aliados, Porto
Foto Maycon Sedrez

Em Porto hospedei-me próximo à Avenida Aliados, localizada no centro histórico da cidade e com uma gama de hotéis nas proximidades. Um ótimo posto de informações turísticas na Avenidas Aliados fornece o mapa da cidade e do sistema de transporte, aproveitei para carregar o cartão Andante com viagens. Deste ponto é possível chegar a pé em 5 minutos à Catedral da Sé e à Igreja dos Clérigos. A cidade possui muitas ladeiras e o uso de calçados confortáveis é indispensável.

O centro histórico está passando por reformas do projeto Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (1) é possível consultar as apresentações do projeto no link: Biblioteca Online. Na Avenida Aliados está localizado o Café Guarany, nome inspirado na literatura de José de Alencar, ótimo local para tomar um café ou jantar. Caminhando para leste você passa pelo Mercado do Bolhão a ser visitado durante o dia com vendedoras muito amigáveis, vendem frutas, flores, alimentos, animais vivos, pescados. É interessante conhecer os arredores da parte sul do Bolhão e a rua Santa Catarina, onde se encontram lojas de comércio diversificado como a livraria FNAC. Aí também está o Café Majestique, descobri que é do mesmo dono do Guarany. A arquitetura interna do café é fabulosa e é um ponto a ser visitado. Ao fim da rua Santa Catarina está a ponte ferroviária Infante Dom Luis e a muralha gótica. Descer até o rio pelas vielas na base da Catedral da Sé é um caminho muito curioso a ser percorrido, pois remete à antiga cidade medieval. Você chegará próximo ao Cais do Porto, neste local diversos restaurantes atendem à beira do rio.

Café Majestique, Porto
Foto Maycon Sedrez

Indo na direção oeste chega-se à Torre dos Clérigos que é visível de vários pontos da cidade. Nesta região pode-se visitar os museus: Soares do Reis, do Carro Elétrico, Casa do Infante e o Museu da Bolsa. Destaque para a Casa do Infante Dom Henrique, construída sobre muros romanos e onde posteriormente funcionou a escola de Sagres, bem próximo está o Museu da Bolsa, com amplos salões ricamente decorados, alguns com ouro e madeira brasileiros. No Cais da Ribeira você poderá ver do outro lado do Rio Douro as caves dos tradicionais vinhos do Porto. Visitar a Livraria do Lelo, de arquitetura art nouveau, é obrigatório e uma pequena viagem no tempo, a livraria permanece preservada desde quando foi inaugurada, sendo uma das mais antigas do mundo neste quesito. Os amantes de fotografia podem visitar o Museu da Fotografia. E o Teatro Municipal que na ocasião estava em reforma.

Saindo de Aliados de metrô você pode conhecer os prédios contemporâneos do Porto. Você visita a Casa da Música, projeto de Rem Koolhas concluída em 2005 e a praça Mousinho de Albuquerque. Eu tive a oportunidade de conhecer a faculdade de arquitetura do Porto, projeto de Álvaro Siza de 1986, local onde ocorreu o evento Nexus. A via panorâmica fica junto da faculdade, onde você pode ver a estrutura da ponte Rodoviária da Arrábida e a foz do rio Douro. Na parte leste da cidade está o Museu da Fundação Serralves, também projeto do arquiteto Álvaro Siza inaugurado em 1999. E próximo você pode conhecer o prédio contemporâneo de fachada multifacetada da Vodafone do escritório Barbosa e Guimarães Arquitetos de 2009.

Foram alguns dias muito interessantes em Porto. Devido ao pouco tempo de viagem não fiz os passeios mais distantes de ônibus ou trem, mas que são recomendados por todos. As pessoas são muito hospitaleiras e a arquitetura com os azulejos tradicionais é rica. Para visitar as igrejas internamente é preciso saber o seu horário exato de funcionamento e não é permitido fotografar. A arquitetura e os espaços são surpreendentes no centro histórico.

Vodafone, Porto
Foto Maycon Sedrez

notas

1
Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana 

sobre o autor

Maycon Ricardo Sedrez é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina.

comments

050.02 Viagem cultural
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

050

050.01 entrevista

Revisitando o Xingu através de imagens

Abilio Guerra and Michel Gorski

050.03 Arquiteturismo em questão

Após a tempestade

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

050.04 exposição

O cinema dos pequenos gestos (des)narrativos

Beatriz Furtado

050.05 Exposición

Exposición Félix Candela 1910-2010

Francisco Hipólito Ojalvo

050.06 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Michel Gorski

050.07 editorial

Virada Cultural em São Paulo

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided