Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Vista panorâmica de Casablanca, Marrocos. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Beatriz Furtado, curadora da exposição, comenta a mostra coletiva “O cinema dos pequenos gestos (des)narrativos”.


how to quote

FURTADO, Beatriz. O cinema dos pequenos gestos (des)narrativos. Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 050.04, Vitruvius, abr. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.050/3862>.


“O cinema dos pequenos gestos (des)narrativos” (1) se faz das obras audiovisuais de artistas-cineastas nas quais vemos/ouvimos passar gestos laterais. Algumas através das redobras das imagens que retornam em diferenças, como em Karim Ainouz e Marcelo Gomes, em que Viajo porque preciso, volto porque te amo, que um dia foi Acrílico Azul Piscina, que agora, em carta, se instala no espaço. Outras, como em Alexandre Veras, na proposição de acompanhar aqueles que estão fora, a caminho, na estrada de um lugar qualquer. Cinemas que estão na ação de Ticiano Monteiro, que leva seu quarto para banhar-se em águas calmas. Cinemas de instantâneos sobre o olhar inebriado pelo que é desapercebido do cotidiano. Cinema de despertares, vagarezas e repetições, como em preparações noturnas, de Milena Travassos. Ou cinema de compromissos e sustentações, de Waléria Américo. De Themis Memória e Luiz Pretti, que tiram de seu cotidiano cenas como o de passar-se em roupas, de íntimos cuidados. Ou ainda, no cinema de Marina de Botas, que partilha o olhar/imagem pelos poros de outros sentidos. Em cenas de Gláucia Soares sobre o balanço e o céu de Sabiaguaba. O cinema do pensamento sobre a imagem de Guto Parente. Tem ainda o cinema de Mariana Smith que se inscreve no extravio, pelas páginas de Blanchot. Ou ainda, no cinema de retratos de Diego Hoefel, feitos de rascunhos de falas e de gestos apanhados. Cinema que se faz pelo apanhar do desenho que os pássaros traçam na obra de Aziz Ary. E mais, nos gestos de Fred e seus botões.

nota

1
Exposição coletiva “O cinema dos pequenos gestos (des)narrativos”. Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza, de 7 de abril a 15 de maio de 2011.

sobre a autora

Beatriz Furtado é curadora da exposição.

comments

050.04 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

050

050.01 entrevista

Revisitando o Xingu através de imagens

Abilio Guerra and Michel Gorski

050.02 Viagem cultural

Descobrindo o Porto

Maycon Sedrez

050.03 Arquiteturismo em questão

Após a tempestade

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

050.05 Exposición

Exposición Félix Candela 1910-2010

Francisco Hipólito Ojalvo

050.06 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Michel Gorski

050.07 editorial

Virada Cultural em São Paulo

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided