Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Segunda edição do Prêmio Internacional de Arte Sacra da Fundação Frate Sole (a primeira foi em 1996), com a participação de 4 projetos brasileiros. O prêmio foi atribuído a Álvaro Siza pprojeto da Igreja de Santa Maria em Marco de Canavezes

how to quote

BARDA, Marisa. Frate Sole: mais um prêmio para Álvaro Siza. II Premio internacional de arquitetura sacra. Drops, São Paulo, ano 01, n. 002.04, Vitruvius, fev. 2001 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/01.002/1569>.


Foram 99 os projetos provenientes de seis continentes para a segunda edição do Prêmio Internacional de Arte Sacra da Fundação Frate Sole (a primeira foi em 1996), com a participação de 4 projetos brasileiros. O prêmio foi atribuído dia 4 de outubro de 2000 – dia de São Francisco de Assis – a Álvaro Siza pelo projeto da Igreja de Santa Maria em Marco de Canavezes, próxima à cidade do Porto. O júri selecionou esta obra pelos seus "princípios ligados à simplicidade e pela pureza de suas formas... compreendidos como elementos poéticos".

Atribuir um prêmio sacro nasce da idéia de transmitir aos arquitetos o que é realmente importante em projetar uma igreja. O projeto de uma igreja não deve ser somente uma exibição virtuosa das estruturas arquitetônicas. Não deve somente responder ao sentido íntimo de sagrado do arquiteto mas, além da criatividade, deve considerar o curso da história de cada cultura nas soluções dadas ao espaço sacro. Deve se adaptar ao ambiente social e urbano de onde está localizada e se identificar com o território pelas suas componentes litúrgicas e textuais, com soluções termo-acústicas e de iluminação adequadas às necessidades dos rituais.

A igreja projetada por Siza faz parte de um complexo religioso constituído, além da igreja, por um auditorium, uma escola de catecismo e uma casa de paróquia. O projeto requalifica o tecido urbano, respeitando as tradições locais. O jogo de linhas e volumes, tão característico da obra de Siza, neste projeto adquirem um caráter monumental devido às dimensões dilatadas e arrojadas, conservando porém um aspecto simples e austero.

notas

[publicação: novembro 2000]

Marisa Barda , Milão Itália

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided