Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A coleção de livros de bolso com Eisenman e outros, surge em 1998, inicialmente, como parte integrante da coleção de livros de bolso Universale di Archittetura da editorial italiana Testo&Immagine, dirigida por Bruno Zevi

how to quote

MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia. Ensaios sobre tecnologia. Coleção de livros de bolso com Eisenman e outros. Drops, São Paulo, ano 01, n. 002.06, Vitruvius, mar. 2001 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/01.002/1571>.


Antonino Saggio , professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade La Sapienza (Roma), é o creidor de La Rivoluzione Informatica/The IT Revolution in Architecture, uma série de livros dedicados a analizar a incidência da informática na arquitetura atual.

A coleção surge em 1998, inicialmente, como parte integrante da coleção de livros de bolso Universale di Archittetura da editorial italiana Testo&Immagine, dirigida por Bruno Zevi, cuja participação na gestação de La Rivoluzione Informatica foi, em palavras de Saggio, decisiva. No final desse mesmo ano, a editora suíça Birkhäuser manifestou seu interesse na tradução para o inglês da série, que foi lançada em 1999 com o nome The Information Technology Revolution in Architecture.

Até o momento foram publicados nove títulos dentro da série, cujo objetivo é abrir um debate intelectual sobre a relação entre arquitetura e tecnologia da informação. O tema se aborda de uma perspectiva estrutural, cultural e formal.

Nossa relação com a informática deve ser ao meismo tempo estrutural, cultural e formal. Estrutural porque a sociedade como um todo gira em torno dos valores da informação; cultural porque orientar-se neste novo cenário é fundamental; e formal porque os ‘procedimentos do pensamento’ colocados em prática na informática podem influir em nosso modo de pensar na forma", explica Saggio.

"O verdadeiro sentido desta coleção é a criação de horizontes culturais dentro dos quais o conhecimento tenha lugar".

A energia aportada por Antonino Saggio nesta coleção se faz patente na qualidade, interesse e novidade de cada um dos textos que a integram. Os textos evidenciam uma cuidadosa investigação e uma análise rigorosa; neles, a tecnologia não é um agente abstrato, inalcançável, como que saído da ficção científica ou do pensamento filosófico mais retorcido. Nenhum autor pretende localizar-se em um momento mais adiantado ao do que se encontra o leitor. Os temas tratados nos nove ensaios se referem à tecnologia como um instrumento próximo cujos usos são acessíveis e suas aplicações, tangíveis; ou expõem conceitos relativos à nova estética gerada através do desenho de computador.

Saggio enfatiza o fato de que o momento presente supõe um momento de transição. A incidência na arquitetura do fim da era industrial e início na era da tecnologia da informação é atacado por acadêmicos/academicistas * que censuram sua estética frívola mas que na realidade – no dizer de Saggio - o que atacam e se opõem é à tendência renovadora, dirigida à consecução de uma conciência de visião de mundo diferente, que essa transição tecnológica supõe.

O pano de fundo de sua coleção é uma tomada de conciência sobre o presente: escapar da realidade do próprio tempo é simplesmente impossivel – aceitando-se ou se rechando os novos tempos e o que trazem consigo, estão ali. E a realidade de nosso tempo é constituída pela presença dos computadoras, e a todos concerne decidir "como" utilizá-los. Com La Rivoluzione Informatica/The IT Revolution in Architecture, Antonino Saggio, os autores da série e seus leitores tomam partido nesta realidade.

* Convém mencionar neste ponto um aspecto que contextualiza a coleção e a postura de Antonino Saggio no âmbito cultural italiano: o domínio de uma gerontocracia intelectual que se opõe a qualquer ingerência/influência cultural das novas tecnologias.

Los títulos que integran la colección son los siguientes (en italiano, título de publicación en Testo&Immagine; en inglés, título de publicación en Birkhäuser):

1. Luigi Prestinenza Puglisi, Hyper Archittetura. Spazi nell’età dell elettronica Hyperarchitecture.Spaces in the electronic age2. Christian Pongratz, Maria Rita Perbellini, Nati con il Computer / Natural born CAADesigners. Young American Architects3. Mirko Galli, Claudia Mühlhoff, Terragni Virtuale / Virtual Terragni. CAAD in Historical and Critical Research4. Luca Galofaro, Eisenman digitale. Un studio dell’era elettronica / Digital Eisenman. An office of the Electronic Era5. Maia Engeli, Storie Digitale / Digital Stories. The poetics of communication6. Gerhard Schmitt, Information Architecture.Basi e Futuro del CAAD / Information Architecture. Basis and Future of CAAD7. Alicia Imperiale, Nuove bidimensionalità / New flatness. Surface Tension in Digital Architecture8. Maria Luisa Palumbo, Nuovi ventri. Corpi elettronici e disordini architettonici / New Wombs. Electronic bodies and architectural disorders9. Paolo Martegani, Riccardo Montenegro, Design digitale / Digital design. New frontiers for the objects

notas

[publicação: novembro de 2000]

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided