Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Porque muitas vezes, instintivamente, identificamos a luz com sua fonte, o sol, e a sombra com seu limite, a obscuridade, supomos que a luz é um fenômeno de exterior enquanto que a sombra é um fenômeno interior

how to quote

QUETGLAS, Josep. 9m2 (+ou-) de instrumentos para luz zenital. Instalação de Elias Torres. Drops, São Paulo, ano 01, n. 002.03, Vitruvius, fev. 2001 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/01.002/1568>.


Sol e sombra, luz e obscuridade

Porque muitas vezes, instintivamente, identificamos a luz com sua fonte, o sol, e a sombra com seu limite, a obscuridade, supomos que a luz é um fenômeno de exterior enquanto que a sombra é um fenômeno interior.

É mais certo o contrário : é só nos interiores onde a luz materializa-se, deixa-se ver.

A sombra tem presença e dá forma somente ao de fora.

A luz é um fenômeno interior.

Luz e água

Há arquitetos, como Wright, para quem a luz move-se horizontalmente, como se fora vento. A luz penetra pelos extremos de seus dilatados interiores como um polvo dourado, que vai tostando o ar e os objetos que encontra em seu caminho até deter-se esgotada.

Mas outros arquitetos têm um sentido diferente da luz, tanto em sua direção como em sua composição.

Para le Corbusier, por exemplo, luz e água não são outra coisa que estados diversos da mesma matéria. A luz desprende-se verticalmente desde o alto, cai abrupta ou escorre empapando a parede. A água plana ascende desde o chão. Há um ponto onde uma e outra se encontram : então ambas enroscam-se em um mesmo turbilhão, convertendo-se uma em outra, interminavelmente.

Mas toda su arquitectura mostra a ansiedade e a concupiscência solene por esta transformação, que tem seu crisol nos banheiros, nos bidês e nos altares.

Louis Kahn, Juan Navarro Baldeveg e Elias Torres conhecem-na.

notas

[tra(ição)dução de Olivia de Oliveira]

[publicação: novembro 2000]

Josep Quetglas, Barcelona Espanha

9m2 (1 ou -) de instrumentos para luz zenital é o nome da montagem realizada pelo arquiteto Elias Torres. Até 7 de janeiro 2001, segunda à sexta de 9:00 às 14:00 e de 18:00 às 22:00h, sábados e domingos de 18:00 às 22:00he instrumentos [Colegio Oficial de Arquitectos de Canarias/ Demarcación TenerifeRambla General Franco 123,]

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided