Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Adalberto Libera, pela primeira vez na França uma exposição mostra a obra de Adalberto Libera (1903-1963), um dos principais representantes da arquitetura racionalista italiana

how to quote

DIZIOLI, Paulo. Adalberto Libera: formas da razão. Exposição no Centro Georges Pompidou / Beaubourg, em Paris. Drops, São Paulo, ano 02, n. 004.03, Vitruvius, fev. 2002 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/02.004/1586>.


Pela primeira vez na França uma exposição mostra a obra de Adalberto Libera (1903-1963), um dos principais representantes da arquitetura racionalista italiana. Ela reúne mais de 220 documentos inéditos - fotografias, manuscritos, desenhos, planos executivos. Em 1996 a família do arquiteto doou os arquivos pessoais dele ao Centro Georges Pompidou, o que permitiu a reunião de todos estes documentos. Libera é essencialmente conhecido pela obra "Casa Malaparte", e pela promoção do conceito moderno de conjunto residencial como lugar de relações entre os indivíduos, mas a sua importância vai muito mais além. Na esfera da exposição um colóquio, "A arquitetura entre razão e fascismo - Adalberto Libera e a arquitetura racionalista na Itália", será organizado no sábado 15 de setembro na Petite Salle do Beaubourg. A exposição se encontra na Galeria do Museu Nacional de Arte Moderna, nível 4 do Centro Georges Pompidou, do 27 de junho ao 24 de setembro.

notas

[publicação: julho 2001]

Paulo Dizioli, Paris França

Pavilhão para Exposição Universal e Internacional de Bruxelas, 1935
Adalberto Libera e Mario de Renzi

Projeto de concurso para a cidade de Aprilia, 1936
Adalberto Libera

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided