Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Exposição coordenada pelo arquiteto Nadir Bonaccorso. No final dos anos 80 verificou-se um novo fenômeno estimulado por programas comunitários: a mobilidade dos estudantes universitários na Europa

how to quote

FERRACINI, Stefano. Arquitetos Italianos em Portugal. A mobilidade dos estudantes universitários na Europa. Drops, São Paulo, ano 05, n. 011.05, Vitruvius, maio 2005 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/05.011/1651>.


No final dos anos 80 verificou-se um novo fenômeno estimulado por programas comunitários: a mobilidade dos estudantes universitários na Europa. O panorama arquitetônico português, onde eram emergentes alguns dos autores hoje unanimemente reconhecidos, atraiu uma nova geração de jovens arquitetos de nacionalidade italiana.

Em Portugal, arquitetos cuja obra é hoje reconhecida “funcionaram como pólos de atração para formação de uma geração de jovens profissionais italianos”, conforme Nadir Bonaccorso.

A exposição coordenada pelo arquiteto Nadir Bonaccorso e comissariada por Nuno Távora e Paolo Mestriner conta com o apoio do Instituto das Artes (Ministério da Cultura) e a colaboração da Embaixada da Itália, do Instituto Italiano de Cultura em Lisboa e da Ordem dos Arquitetos Portugueses.

Os patrocinadores institucionais são a Sociedade Nacional de Belas Artes, a ESAD – Escola de Superior de Arte e Design de Matosinhos, a Ordine degli Architetti di Como, o Politécnico di Milano, a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituo Nazionale di Architettura.

A exposição itinerante “Arquitetos Italianos em Portugal – Mobilidade Européia, Individualidade e Cultura Arquitetônica” está percorrendo o trajeto através as cidade de Lisboa, Porto, Faro e Milão.

Stefano Ferracini, Milão, Itália

Pousada da Juventude, Alijó. 2001. Nadir Bonaccorso

Sede dos Escuteiros e Guias de Carcavelos, 2004. Flavio Barbini e Maria João Silva Barbini

Centro de Apoio à 3ª idade, Portela de Carnaxide, Oeiras. 2002. Flavio Barbini e Maria João Silva Barbini

Habitação Unifamiliar , Forjães . 2000-2004. Maria Milano

Município de Seregno, Itália. 1999/2004. Luca Dubini, Alcino Soutinho, Enrico Molteni, Andrea Liverani

Quinta do Casal do Sobrado. 2003. Salvatore Pirisi. Visitar www.expoarquitectositalianos.web.pt

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided