Mais de uma geração de pessoas nasceu e cresceu em um mundo marcado por transmissões ao vivo de notícias de guerra, espetáculos musicais e eventos esportivos. Ainda que a transmissão de informações e histórias ao vivo possa decorrer de limites técnicos – como na época em que era caro e trabalhoso gravar os materiais antes de editá-los e transmiti-los –, a edição em direto, feita enquanto as coisas acontecem, sempre possuiu valor retórico: aumentar a sensação de realidade e o efeito de acontecimento e de notícia.
Vivemos, então, disponíveis ao que se passa ao vivo, ou “em direto” — como gostam de dizer os canais de comunicação de Portugal e França. Em cinco minutos, uma notícia pode provocar uma queda brusca no câmbio do Euro ou do Dólar. Ao longo de uma semana, mais de trinta manchetes cruzam nossos olhos com atualizações sobre a tragédia ou polêmica mais recente. Por meses, todos os anos, cenas de festas, almocos e cafés da manhã de pessoas confinadas em uma casa são oferecidas como blocos de uma nova dramaturgia. Crédulos e soterrados com a informação atualizada instantaneamente com um toque na tela do celular, nos acostumamos a, de alguma forma, apreender sentido e formar opiniões simultaneamente ao acontecimento e à propagação dos eventos.
Por vezes sem ler efetivamente uma matéria ou editorial sequer, já pensamos entender o que acontece com o assunto das manchetes. Sem lidar com uma dramaturgia clássica, delineamos perfis psicológicos e motivações para os personagens dos reality shows e das fofocas de celebridade cotidianas. Desconhecendo a concretude dos fatos, especulamos com os efeitos de novas notícias sobre os fluxos e ativos financeiros. A exposição Em Direto reúne trabalhos de arte contemporânea que se valem de nossa capacidade de interpretação acelerada, diante da imagem das coisas, enquanto ainda estão acontecendo.
nota
NE – O presente texto é o texto curatorial que apresenta a exposição Em Direto, curadoria de Paulo Miyada, Oficina Cultural Oswald de Andrade, de 05 de novembro a 26 de novembro de 2011.