Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Leia o o texto curatorial que apresenta a exposição Em Direto, curadoria de Paulo Miyada, em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade de 05 de novembro a 26 de novembro de 2011

how to quote

MIYADA, Paulo. Em direto. Arte na era da informação instantânea. Drops, São Paulo, ano 12, n. 050.01, Vitruvius, nov. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/12.050/4111>.



Mais de uma geração de pessoas nasceu e cresceu em um mundo marcado por transmissões ao vivo de notícias de guerra, espetáculos musicais e eventos esportivos. Ainda que a transmissão de informações e histórias ao vivo possa decorrer de limites técnicos – como na época em que era caro e trabalhoso gravar os materiais antes de editá-los e transmiti-los –, a edição em direto, feita enquanto as coisas acontecem, sempre possuiu valor retórico: aumentar a sensação de realidade e o efeito de acontecimento e de notícia.

Vivemos, então, disponíveis ao que se passa ao vivo, ou “em direto” — como gostam de dizer os canais de comunicação de Portugal e França. Em cinco minutos, uma notícia pode provocar uma queda brusca no câmbio do Euro ou do Dólar. Ao longo de uma semana, mais de trinta manchetes cruzam nossos olhos com atualizações sobre a tragédia ou polêmica mais recente. Por meses, todos os anos, cenas de festas, almocos e cafés da manhã de pessoas confinadas em uma casa são oferecidas como blocos de uma nova dramaturgia. Crédulos e soterrados com a informação atualizada instantaneamente com um toque na tela do celular, nos acostumamos a, de alguma forma, apreender sentido e formar opiniões simultaneamente ao acontecimento e à propagação dos eventos.

Por vezes sem ler efetivamente uma matéria ou editorial sequer, já pensamos entender o que acontece com o assunto das manchetes. Sem lidar com uma dramaturgia clássica, delineamos perfis psicológicos e motivações para os personagens dos reality shows e das fofocas de celebridade cotidianas. Desconhecendo a concretude dos fatos, especulamos com os efeitos de novas notícias sobre os fluxos e ativos financeiros. A exposição Em Direto reúne trabalhos de arte contemporânea que se valem de nossa capacidade de interpretação acelerada, diante da imagem das coisas, enquanto ainda estão acontecendo.

nota

NE – O presente texto é o texto curatorial que apresenta a exposição Em Direto, curadoria de Paulo Miyada, Oficina Cultural Oswald de Andrade, de 05 de novembro a 26 de novembro de 2011.

 

comments

050.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

050

050.02 artes plásticas

A soma dos dias

Exposição de Carlito Carvalhosa no MoMA de Nova York

Ivo Mesquita

050.03 homenagem

O adeus ao Mestre

Hans Broos, 1921-2011

Orlando Maretti

050.04

MIMO, o festival de Olinda

Eliane Lordello

050.05

Anticorpos

Fernando & Humberto Campana, 1989–2009

Mathias Schwartz-Clauss

050.06

A Noite, de Ferdinand Hodler

Luiz Marques

050.07

Enchentes

Como reter as águas de chuva em reservatórios domésticos e empresariais

Álvaro Rodrigues dos Santos

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided