Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A exposição "Sum of Days", de Carlito Carvalhosa, está exposta no The Donald B. and Catherine C. Marron Atrium, segundo pavimento do MoMA – The Museum of Modern Art de Nova York, no período de 24 de agosto a 14 de novembro de 2011.

how to quote

MESQUITA, Ivo. A soma dos dias. Exposição de Carlito Carvalhosa no MoMA de Nova York. Drops, São Paulo, ano 12, n. 050.02, Vitruvius, nov. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/12.050/4112>.



A soma dos dias / Sum of Days, exposição de Carlito Carvalhosa, MoMA Nova York
Foto divulgação

Na tradição cristã a quaresma corresponde ao período preparatório para a celebração do renascimento do Cristo nos festejos da Páscoa. É um tempo em que os fiéis devem dedicar-se à oração, penitência e caridade. Daí que na tradição católica, entre outros ritos, cobrem-se os santos e com isso interrompe-se a mediação que eles representam, para estimular a concentração do crente sobre seus próprios pensamentos e ações, apresentando-se diante do Deus pai sem o apoio da imagem, ou das imagens, sempre cultuadas e auxiliadoras em outras estações do ano.  Dessa forma apaga-se a iconografia, a representação, para provar a fé, em quarentena. O interessante é perceber que nesse momento, ao deparar-se com os santos cobertos, apagados do interior do templo, o sujeito tem a oportunidade de estar solitário e frente a frente com a sua realidade, seu corpo e sua alma, humano e sem mediação.

A instalação do artista paulista Carlito Carvalhosa A soma dos dias reporta-se a essa mesma idéia ou princípio, que propõe cobrir, apagar, para revelar ou fazer ver.  Uma alta e volumosa construção de tecido veste e oculta toda arquitetura do Octógono, fazendo-o desaparecer e, dessa forma, interrompe o fluxo e a percepção habituais no interior do museu. A rigidez da geometria é contraposta por um labirinto de linhas curvas e paredes flutuantes, diáfanas, sensíveis ao vento e ao movimento. Do centro desse outro espaço o museu desaparece e dá lugar a um mundo de vultos e sombras, que se movimentam ao som de uma trilha discreta, mas persistente, de alguma forma familiar ou próxima. O jogo assimétrico de lâmpadas sobre as paredes reforça o rompimento da paridade do espaço original, criando distintas zonas de luz e sombra, e conferindo uma qualidade cinemática a essa nova arquitetura.

A trilha sonora desenhada por Philip Glass, a partir de diferentes composições suas, é a base  do tempo instaurado pelo trabalho no interior do museu. Repete-se como um moto contínuo, um tempo interminável, labiríntico, e sobre ela, a cada dia, são registrados os sons incidentais – conversas, passos, movimentos – captados pelos microfones e reproduzidos pelos alto falantes, no mesmo instante. A cada dia um novo registro sobrepõe-se ao do dia anterior, incorporando-o. O acúmulo desses registros, a soma dos dias, constitui a memória da experiência e da passagem do trabalho pela instituição. Ele produz um acontecimento e, simultaneamente, registra e guarda a sua própria presença, a sua história.

nota

NE
O presente texto é sobre A soma dos dias, de Carlito Carvalhosa, exposição no Octógono da Pinacoteca do Estado, ocorrida no período de 31 de julho a 07 de novembro de 2010. A mesma exposição, com o nome Sum of Days, foi adaptada ao The Donald B. and Catherine C. Marron Atrium, segundo pavimento do MoMA – The Museum of Modern Art de Nova York, onde fica exposta no período de 24 de agosto a 14 de novembro de 2011.

sobre o autor

Ivo Mesquita é curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

A soma dos dias / Sum of Days, exposição de Carlito Carvalhosa, MoMA Nova York
Foto divulgação

A soma dos dias / Sum of Days, exposição de Carlito Carvalhosa, MoMA Nova York
Foto divulgação

 

comments

050.02 artes plásticas
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

050

050.01

Em direto

Arte na era da informação instantânea

Paulo Miyada

050.03 homenagem

O adeus ao Mestre

Hans Broos, 1921-2011

Orlando Maretti

050.04

MIMO, o festival de Olinda

Eliane Lordello

050.05

Anticorpos

Fernando & Humberto Campana, 1989–2009

Mathias Schwartz-Clauss

050.06

A Noite, de Ferdinand Hodler

Luiz Marques

050.07

Enchentes

Como reter as águas de chuva em reservatórios domésticos e empresariais

Álvaro Rodrigues dos Santos

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided