Tendo como tema o “Projeto baseado em conhecimento” foi realizado, de 18 a 22 de novembro, o XVII Congresso Internacional da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital. O congresso foi hospedado este ano pela Universidade Técnica Federico Santa Maria, na cidade de Valparaiso, no Chile, e teve como coordenador o professor Marcelo Bernal.
A SIGraDi é uma das seis sociedades irmãs que se dedicam a fomentar a pesquisa e a divulgação de trabalhos na área de computer-aided architectural design. As demais sociedade são a ACADIA (da América do Norte), a ECAADE (da Europa), a CAADRiA (da Ásia e Pacífico) a AsCAAD (do mundo árabe) e a CAAD Futures (mundial). É importante lembrar que o termo CAAD difere enormemente de CAD, embora seja frequentemente confundido com ele. O CAAD refere-se à busca pela excelência em arquitetura por meio do uso de recursos da informática, não tratando exclusivamente questões de representação. Por esse motivo os assuntos tratados nessas conferências possuem sempre um aspecto experimental e de vanguarda em termos de aplicação das novas tecnologias. Por esse motivo, este congresso, como tem ocorrido em suas últimas realizações, incluiu temas como cognição no processo de projeto, visualização da informação, realidade aumentada, modelagem paramétrica, gramática da forma, projeto baseado em desempenho, fabricação digital e artes midiáticas. Por se tratar de um evento de cunho acadêmico, o ensino em todas essas áreas também é sempre tratado com muita ênfase.
O congresso teve inicio, como é de praxe, com dois dias de trabalhos intensos em workshops, que neste ano tiveram os seguintes temas: “Ornamentos Generativos”, com o uso do software Grasshopper; “Photovoltaic Design”, também com o uso do Grasshopper; “Multi-objective Optimization”, com o uso do Generative Components; “Unfolding Architecture”, com o uso do Visual Arq; e “Conceptual Design Through Visual Programming”, com o uso do Vasari e do Dynamo. Além deles foi oferecido, pela primeira vez, o “PhD Workshop”. Nele oito doutorandos tiveram a oportunidade de discutir seus trabalhos com especialistas da área de Computational Design, incluindo um dos palestrantes convidados, Ciro Najle. Nos três dias seguintes, além da apresentação de cerca de 130 trabalhos selecionados por um comitê internacional, foram oferecidas três palestras convidadas: Ian Keough, da Autodesk, Nancy Nersessian, professora da Georgia Tech, e Ciro Najle, professor da Graduate School of Design de Harvard e diretor da Escola de Arquitetura da Universidad Torcuato Di Tella, em Buenos Aires.
Ian Keough apresentou as novidades em termos de desenvolvimento de software de modelagem paramétrica pela Autodesk. Nancy Nersessian falou sobre criatividade e sobre a importância da simulação e dos diagramas como suporte à cognição e ao desenvolvimento de novas ideias durante o processo de projeto. Finalmente, Ciro Najle mostrou os resultados de sua atividade didática, baseada em grande parte em sua experiência anterior na Architectural Association de Londres.
Os anais do congresso logo estarão disponíveis para download no site da associação, de onde já podem ser baixados os anais das últimas conferencias e o e-book Didática Projetual e Ambientes Pós-digitais (1). O próximo congresso SIGraDi será realizado em Montevideo, em novembro de 2014, com chamada de artigos a partir de março. Em 2015 o SIGraDi será realizado em Florianópolis.
notas
NA
Em tempo: em 2015 o congresso CAAD Futures também será realizado no Brasil. Ele terá lugar em São Paulo, no mês de julho, sendo sua primeira ocorrêcia na America Latina.
1
Ver <http://www.sigradi.org/index.php/editorial>
sobre a autora
Gabriela Celani, professora associada da Unicamp, é arquiteta e mestre pela FAU-USP, PhD pelo MIT, e vice-presidente de relações institucionais do SIGraDi.