“Em sua viagem à América do Sul, Bruce Chatwin encontrou uma senhora caminhando no deserto carregando uma escada de alumínio em seus ombros. Era a arqueóloga alemã Maria Reiche estudando as Linhas de Nazca. Do ponto de vista do observador, a disposição das pedras não fazia nenhum sentido; eram apenas cascalhos posicionados aleatoriamente pelo território. Mas do alto da escada aquelas pedras se transformavam em pássaro, jaguar, árvore ou flor”.
Alejandro Aravena
Dez anos após ser laureado com o Prêmio Pritzker em 2006, Paulo Mendes da Rocha é novamente reconhecido pelo conjunto de sua obra ao ser homenageado com o Leão de Ouro da 15aExposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza.
Com curadoria do arquiteto ‘americano’ Alejandro Aravena – como frisou Paulo Mendes da Rocha em sua fala de agradecimento à homenagem recebida –, a mostra “Reporting from the front” foi pensada de modo a oferecer novas perspectivas sobre a atuação dos arquitetos e urbanistas frente aos problemas impostos pela realidade de nossas cidades, a exemplo dos pontos de vista de Maria Reiche que, a partir de uma singela escada, permitiu compartilhar conhecimento e experiências extraordinárias.
É significativo que no contexto desta Bienal, considerando as questões propostas por esta curadoria, o nome do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha tenha sido escolhido para receber esta premiação, valorizando um modo de fazer e pensar que, criticamente, representa e redireciona continuamente os passos trilhados pelos arquitetos e urbanistas de nossa Escola.
Durante a organização desta homenagem (1) fomos positivamente surpreendidos pela divulgação do Prêmio Imperial 2016 oferecido pela Associação de Arte do Japão e, poucas semanas depois, pela Medalha de Ouro 2017 do RIBA – The Royal Institute of British Architects. Paulo Mendes da Rocha foi novamente reconhecido pela sua obra, reafirmando o interesse de seus projetos por culturas tão distintas, decorrência de suas qualidades de caráter universal.
nota
1
Paulo Mendes da Rocha: homenagem pelas recentes premiações, dia 13 de outubro de 2016, às 17h, auditório Ariosto Mila, edifício da FAU USP, Rua do Lago 876, Cidade Universitária, São Paulo.
sobre o autor
Os Professores da FAU USP é o coletivo formado pelos atuais e antigos professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.