Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Tadeu Chiarelli, no contexto do debate sobre assédio após o discurso de Oprah Winfrey no Globo de Ouro de 2018, propõe que a discussão se instaure diante da realidade brasileira.

how to quote

CHIARELLI, Tadeu. Machismo patropi. Drops, São Paulo, ano 18, n. 124.04, Vitruvius, jan. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/18.124/6837>.


Cena do filme Que horas ela volta??
Foto Aline Arruda [Divulgação]


Por que não trazer o debate sobre o assédio às mulheres, sobre o machismo etc. para o nosso patropi?

Por que não discutir a cultura machista que “nos obriga” (a nós, homens), até hoje, a olhar para qualquer mulher que ouse passar pela nossa frente, que "nos obriga" (a nós, homens) a chamá-la no mínimo de “gostosa”, como uma deferência do macho às formas da fêmea?

Por que não discutir a postura dos papais e mamães liberais, ou mesmo os “radicais na vida e na política” e que educam seus filhotes como machinhos que se acham acima de qualquer atitude “feminina”, como arrumar a própria cama, lavar o prato em que acabou de comer (as filhotas desses papais também costumam agir dessa maneira, são as “princesas”, as filhotas da casa grande, acostumadas ao trabalho da senzala)?

Aqui no Brasil, talvez mais do que em qualquer outro lugar do mundo, o machismo, a prepotência do macho me parece ampliada por nosso passado escravocrata, e pela arrogância latina do macho predador (aqui vejo o machismo sendo praticado não apenas por homens mas também por mulheres).

Acho que é um belo prato para se começar a lavar. Não me interessa o blábláblá self made woman da Oprah Winfrey e muito menos o que pensa a dona Catarina, mas sim o que temos a refletir sobre nós mesmos.

nota

NE - Texto publicado originalmente na página Facebook do autor.

sobre o autor

Tadeu Chiarelli é professor titular do Departamento de Artes Plásticas da ECA USP. Foi diretor geral da Pinacoteca de São Paulo e diretor executivo do MAC USP.

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided