Outros territórios é um conjunto de intervenções efêmeras propostas para o bairro Buritis, em Belo Horizonte, e que buscam uma mudança na paisagem do bairro através da ocupação de diversas palafitas simultaneamente.
Uma gama de espaços esquecidos, ignorados e inusitados serão trazidos para a vida da cidade por meio de um evento que propõe um campo de estudo aberto: as possibilidades latentes da cidade existente. É uma plataforma para testar novas ideias, trocar experiências e despertar sensibilidades; uma maneira de mostrar que pequenas intervenções podem gerar transformações duradoras com recursos limitados; e um instrumento para se pensar soluções para a recomposição urbana de um tecido desigual e fragmentado como é o de Belo Horizonte.
As intervenções que integram esta exposição foram escolhidas através da Chamada de Ideias OT, de caráter público e internacional. Centenas de profissionais e estudantes de diversas áreas apresentaram ideias de caráteres diversos, expandindo as potencialidades de cada palafita, experimentando e testando as inúmeras possibilidades do local, mas também considerando limites de orçamento e a exequibilidade das ideias. A Chamada teve uma ótima repercussão nacional e internacional: foram 297 inscrições vindas de 36 países e 101 propostas entregues, sendo que júri da Chamada selecionou sete propostas e atribuiu duas menções honrosas.
Em momento posterior, as intervenções serão organizadas em forma de um Festival Cultural (Fase 2), quando possivelmente se dará a construção das propostas selecionadas.
Além de um roteiro livre de visitação ao bairro Buritis, Outros territórios pretende se configurar como um espaço para debates em torno de questões relativas à cidade e seus moradores, explorando interfaces entre arquitetura, artes visuais, iluminação e paisagem urbana; e problematizando a gestão da cidade, os passivos infraestruturais e arquitetônicos, os vazios urbanos e o mercado imobiliário.
Neste sentido, o Viaduto das Artes está em total sintonia com o projeto Outros territórios: ambos buscam ativar espaços ociosos ao lhes prover novos significados e novos usos, incorporando-os em dinâmicas sociais alternativas.
Portanto, esperamos que este trabalho seja apenas uma etapa inicial de um projeto que pode se espalhar para outros bairros da cidade e do país.
Exposição Outros Territórios
curadoria e projeto expográfico
Vazio S/A
design gráfico do folder
Marconi Drummond
impressão
Artwork Digitali
assessoria de imprensa
Blank Space
cenotécnico
Lúcio
apoio
IAB-MG, Viaduto das Artes, ASBAI
patrocínio
Banco Mercantil do Brasil