Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Carlos A. Ferreira Martins, professor do IAU USP, comenta os mais recentes depoimentos do governo federal sobre a redução de investimentos na educação, entendida como corte de gastos.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. O Brasil não tem espaço para todos. Quando o discurso da meritocracia enterra a democracia. Drops, São Paulo, ano 20, n. 144.03, Vitruvius, set. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.144/7470>.


Essa afirmação poderia ser uma denúncia “de esquerda” frente ao caráter restritivo e excludente das políticas do antigoverno bolsonarista. Mas foi uma declaração de princípios exposta de maneira despudorada pela ridícula figura colocada à frente do Ministério de Educação.

Pior, feita na frente de crianças e jovens numa cerimônia oficial. Atacando o programa Bolsa Família e afirmando que o objetivo da educação “não é garantir o futuro das crianças”, o pseudoministro explicita o total descompromisso governamental com o futuro, não só das crianças, mas do país.

No império do vale tudo em que se transformou a comunicação oficial, ainda achou espaço para dizer que a suspensão de mais de 5.500 bolsas de estudo “não é corte”.

Quem quiser acreditar em coincidências, fique à vontade. Mas é fato que junto aos cortes de bolsas e das verbas para as universidades, surgiram de imediato campanhas publicitárias de novas linhas de empréstimo pessoal de instituições financeiras privadas para... pagar o ensino.

Na lógica particular do ministro da antieducação, sua absurda declaração teria o sentido de defender a meritocracia. Mais honesto foi o deputado Marquezelli que, quando da aprovação do teto de gastos, não teve constrangimento em declarar: “é muito simples, quem tiver dinheiro manda seus filhos para a universidade e quem não tiver não manda”.

Fica então claro que “mérito” é nascer em família rica ou ficar rico por “mérito” como o famoso vendedor de carros usados que se trata no hospital mais caro do país.

Também deve ser por “mérito” que o sujeito que confunde S com Z e 500 mil com 500 milhões seja ministro da educação e que o filho que “merece” filé mignon pretenda ser embaixador num país de que não fala a língua.

Os são-carlenses que atuam no comércio ou no setor imobiliário em breve sentirão o peso dos cortes na atividade econômica da cidade, como a EPTV já mostrou. Talvez isso os leve a refletir melhor sobre o “mérito” na escola e nas suas atividades.

sobre o autor

Carlos A. Ferreira Martins é professor titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – IAU USP São Carlos.

 

comments

144.03 educação
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

144

144.01 qualidade urbana

Chácara das Jaboticabeiras

Uma pausa em São Paulo

Vladimir Bartalini

144.02 sociedade

Submetidos à política dos EUA, repetimos 'O Rei da Vela'

Jorge Coli

144.04 política

Uma luz em meio a tantas barbáries

Nabil Bonduki

144.05 política

Universos paralelos

Quando o mundo bizarro se torna verdadeiro

Carlos A. Ferreira Martins

144.06 crônica

O protesto imaginário contra o assassinato da menina Ágatha

Carlos Fernando Andrade

144.07 crônica

Dom Pita, o arquiteto, e o drama da contemporaneidade

Yuri Vasconcelos Silva

144.08 crônica

A cidade e o amor

Rafael Baldam

144.09 política

Federalismo de reação?

Ou, a hora e a vez da democracia representativa

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided