No dia 12 de janeiro de 2020 o professor e arquiteto Hoover Américo Sampaio nos deixou.
Nascido em 26 de junho de 1931 (Jaú SP), o professor Hoover estudou no Mackenzie desde sua infância ainda na Escola Americana. Graduou-se em Arquitetura pela recém-criada Faculdade de Arquitetura Mackenzie em 1954.
Ao longo de sua trajetória como estudante, estagiou com os mackenzistas Carlos Barjas Millan e Oswaldo Bratke, que muito contribuíram para sua formação.
Em 1959 iniciou sua atuação como professor na Faculdade de Arquitetura Mackenzie, sempre ligado às disciplinas de projeto. Ocupou diversos cargos administrativos, tendo sido diretor no período de 1984 a 1986.
Na década de 1990, como responsável pela disciplina de Projeto do quarto ano (7º e 8º semestres), liderou uma equipe de jovens professores na inovadora experiência de discussão e formulação do projeto urbano como um instrumento de transformação da cidade. O desenho urbano ganhou forte expressão a partir dessa iniciativa. Tal experiência, com as devidas transformações e atualizações, ainda hoje é parte fundamental do projeto pedagógico da FAU Mackenzie.
Ao longo de mais cinquenta anos, atuando como professor desta importante universidade, o professor Hoover formou inúmeros arquitetos, influenciou seus colegas, e sempre foi importante referência como ser humano, educador e profissional.
Com sua sensibilidade e criatividade, cultivou o gosto pelas artes visuais e fotografia, realizando uma extensa produção experimental, artística e fotográfica, que mais recentemente incorporou tecnologias e mídia digital, resultando em trabalho de grande interesse e qualidade.
Com um notável senso de humor, era um exímio contador de histórias. Nos últimos anos, após sua aposentadoria em 2013, frequentemente nos brindava com suas visitas, participava das conversas na sala dos professores e no setor administrativo, almoçava com amigos, visitava a biblioteca e outros tantos setores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, seu segundo “lar”, demonstrando humildade, gentileza e generosidade para com todos.
Entre suas obras encontram-se diversos edifícios, em especial residências, hospitais, igrejas/capelas e edifícios desportivos. Na área de saúde foram vários os hospitais, entre eles: Hospital Municipal do Tatuapé (1966), Hospital do Servidor Público Municipal (1975), Hospital Matarazzo (1979), Hospital São Lucas. (1980), Hospital Geral em Guarulhos (1983), Hospital AMICO (1987); Hospital Evangélico de Sorocaba (1991); Hospital de Base de Macapá (1991). No âmbito da arquitetura desportiva destaca-se projeto do Estádio do Canindé, São Paulo.
Com certeza perdemos um grande mestre, arquiteto e amigo, uma referência. Sua presença nos fará falta.
sobre as autoras
Angélica Aparecida Tanus Benatti Alvim é arquiteta e urbanista, mestre e doutora pela FAU USP (1996, 2003) e professora adjunta da FAU Mackenzie desde 1991, onde atualmente exerce o cargo de diretora.
Eunice Helena Sguizzardi Abascal é arquiteta e urbanista, professora da área de História e Teoria da Arquitetura da FAU Mackenzie, docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU Mackenzie.