Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Angélica Benatti Alvim e Eunice Abascal prestam homenagem ao arquiteto Hoover Américo Sampaio, professor por décadas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

how to quote

ALVIM, Angélica Benatti; ABASCAL, Eunice. Hoover Americo Sampaio (1931-2020). Drops, São Paulo, ano 20, n. 148.03, Vitruvius, jan. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.148/7595>.


No dia 12 de janeiro de 2020 o professor e arquiteto Hoover Américo Sampaio nos deixou.

Nascido em 26 de junho de 1931 (Jaú SP), o professor Hoover estudou no Mackenzie desde sua infância ainda na Escola Americana. Graduou-se em Arquitetura pela recém-criada Faculdade de Arquitetura Mackenzie em 1954. 

Ao longo de sua trajetória como estudante, estagiou com os mackenzistas Carlos Barjas Millan e Oswaldo Bratke, que muito contribuíram para sua formação.

Em 1959 iniciou sua atuação como professor na Faculdade de Arquitetura Mackenzie, sempre ligado às disciplinas de projeto. Ocupou diversos cargos administrativos, tendo sido diretor no período de 1984 a 1986.

Na década de 1990, como responsável pela disciplina de Projeto do quarto ano (7º e 8º semestres), liderou uma equipe de jovens professores na inovadora experiência de discussão e formulação do projeto urbano como um instrumento de transformação da cidade. O desenho urbano ganhou forte expressão a partir dessa iniciativa. Tal experiência, com as devidas transformações e atualizações, ainda hoje é parte fundamental do projeto pedagógico da FAU Mackenzie. 

Ao longo de mais cinquenta anos, atuando como professor desta importante universidade, o professor Hoover formou inúmeros arquitetos, influenciou seus colegas, e sempre foi importante referência como ser humano, educador e profissional.

Com sua sensibilidade e criatividade, cultivou o gosto pelas artes visuais e fotografia, realizando uma extensa produção experimental, artística e fotográfica, que mais recentemente incorporou tecnologias e mídia digital, resultando em trabalho de grande interesse e qualidade.

Com um notável senso de humor, era um exímio contador de histórias. Nos últimos anos, após sua aposentadoria em 2013, frequentemente nos brindava com suas visitas, participava das conversas na sala dos professores e no setor administrativo, almoçava com amigos, visitava a biblioteca e outros tantos setores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, seu segundo “lar”, demonstrando humildade, gentileza e generosidade para com todos.

Entre suas obras encontram-se diversos edifícios, em especial residências, hospitais, igrejas/capelas e edifícios desportivos. Na área de saúde foram vários os hospitais, entre eles: Hospital Municipal do Tatuapé (1966), Hospital do Servidor Público Municipal (1975), Hospital Matarazzo (1979), Hospital São Lucas. (1980), Hospital Geral em Guarulhos (1983), Hospital AMICO (1987); Hospital Evangélico de Sorocaba (1991); Hospital de Base de Macapá (1991). No âmbito da arquitetura desportiva destaca-se projeto do Estádio do Canindé, São Paulo.

Com certeza perdemos um grande mestre, arquiteto e amigo, uma referência. Sua presença nos fará falta.

sobre as autoras

Angélica Aparecida Tanus Benatti Alvim é arquiteta e urbanista, mestre e doutora pela FAU USP (1996, 2003) e professora adjunta da FAU Mackenzie desde 1991, onde atualmente exerce o cargo de diretora.

Eunice Helena Sguizzardi Abascal é arquiteta e urbanista, professora da área de História e Teoria da Arquitetura da FAU Mackenzie, docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU Mackenzie.

Hoover Americo Sampaio em foto recente
Foto divulgação [Facebook]

Hoover Americo Sampaio em um de suas últimas visitas à FAU Mackenzie, com Francisco Petracco e Wagner Amodeo
Foto divulgação

 

comments

148.03 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

148

148.01 homenagem

Maria Aparecida Baccega (1943-2019)

Especialista nas relações entre linguagens e sociedade

Tarcisio D'Almeida

148.02 homenagem

Ana Maria Primavesi (1920-2020)

Mãe da agroecologia, cientista ensinou como produzir alimentos sem usar veneno

Nabil Bonduki

148.04 urbanização

A culpa é da chuva

Parte 1

Carlos A. Ferreira Martins

148.05 ensaio

Vantagens do vazio

Yuri Vasconcelos Silva

148.06 política

Da Bélgica e dos países impossíveis

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

148.07 educação

A embolada da educação brasileira

Paulo Ormindo de Azevedo

148.08 urbanização

A culpa (não) é da chuva

Parte 2

Carlos A. Ferreira Martins

148.09 urbanização

A culpa não é da chuva

Parte 3

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided