Em 29 de fevereiro de 2020 a FAU USP em parceria com o Itaú Cultural inaugura a Ocupação Rino Levi (1). O conjunto ali exposto é composto fundamentalmente por documentos integrantes do acervo doado à faculdade. Ocupações anteriores organizadas pelo Itaú já mostraram trajetórias dos arquitetos Vilanova Artigas e Gregori Warchavchik, elaboradas a partir de documentação sob a guarda da FAU USP. Neste mesmo mês de fevereiro, o Instituto Moreira Salles inaugurou uma exposição de fotografias de Peter Scheier, para a qual a FAU também emprestou diversas imagens.
A sequência de eventos dá uma mostra da importância deste acervo de arquitetura, urbanismo e design no Brasil, o maior do gênero no país, pertencente a Universidade de São Paulo. Composto por cerca de 400.000 folhas de desenhos; 100.000 registros fotográficos, sendo 3.990 negativos de vidro, além de mapas e fitas sonoras, objetos diversos e uma vasta documentação complementar com registros de obra, dos escritórios, correspondências, contratos de fornecedores e registros de atuação docente, esse material compõe a Seção Técnica de Materiais Iconográficos da FAU USP e abarca a produção brasileira na área desde o século 19 aos nossos dias.
Ali estão disponíveis à consulta pública registros de obras importantes como o Mercado Municipal e o Teatro Municipal (Ramos de Azevedo); os croquis do Masp (Lina Bo Bardi); o Edifício Copan (Oscar Niemeyer); o Aeroporto de Congonhas (Hernani do Val Penteado); a Casa Modernista (Gregori Warchavchik); o Conjunto Nacional (David Libeskind); a Igreja Nossa Senhora do Brasil (Bruno Simões Magro); a Sede do jornal O Estado de S. Paulo (Jacques Pilon e Franz Heep); o Teatro Cultura Artística (Rino Levi); a Vila Serra do Navio (Oswaldo Bratke); o Clube Paineiras (Carlos Millan); a Vila Penteado (Carlos Ekman); a FAU USP e o Edifício Louveira (Vilanova Artigas); além da produção gráfica do escritório Cauduro Martino Arquitetos Associados – parte dele atualmente em exibição no lobby da Biblioteca da FAU – entre muitos outros projetos de profissionais renomados, muitos dos quais alunos e professores da instituição.
Este acervo público, em permanente construção e expansão desde os anos 1960 quando recebeu as obras do arquiteto Carlos Milan, é expressão contundente do reconhecimento pioneiro da FAU USP da importância de salvaguardar a memória da prática profissional. Com o acervo, essa memória se coloca como elemento central na consolidação e reconhecimento social da profissão do arquiteto, urbanista e designer. Desta forma, franqueado à pesquisa pública, o acervo é diariamente consultado por investigadores e profissionais nacionais e internacionais para o desenvolvimento de atividades didáticas, pesquisas, exposições, publicações e também projetos de reforma e restauro. O número de consultas e a cessão por ano – cerca de 30 mil imagens ao ano em média – comprovam o acerto deste reconhecimento e a importância da instituição, cujos resultados expressos em teses e dissertações, livros e artigos científicos e exposições em diversas instituições culturais – como a que vem à público agora no Itaú Cultural – consolidam a sua perspectiva interdisciplinar e fortalecem o campo da Arquitetura, Urbanismo e Design como áreas do conhecimento autônomas.
Ações permanentes relacionadas a este acervo são empreendidas por servidores técnico-administrativos, docentes e discentes. Em 2019, foi inaugurada uma nova etapa de publicização das informações referentes a este acervo com a criação do portal de busca Acervos FAU USP (2), que integra os recursos informacionais da Seção Técnica de Materiais Iconográficos da Biblioteca da FAU USP, da Seção Técnica de Audiovisual (FotoVídeo FAU USP) e da Seção Técnica de Produção Editorial (LPG FAU USP). Este banco de dados está baseado na plataforma Omeka, seguindo o padrão Dublin Core de metadados, já utilizados por outras universidades e instituições ao redor do mundo. Sua organização foi pensada como um instrumento potente de difusão e pesquisa, estimulando o uso crescente de nosso acervo assim como novas doações que possam contribuir para a história e memória que estamos publicamente construindo.
Dessa forma, o portal, bem como a Ocupação Rino Levi evidenciam nosso compromisso constante com a extensão universitária e são um convite para que cada vez mais estudiosos utilizem este material excepcional e para que o público conheça a história de sua cidade e reflita sobre seu presente.
notas
1
ITAÚ CULTURAL. Rino Levi é o homenageado da 49ª Ocupação, de 29/02 a 12/04 <www.itaucultural.org.br/rino-levi-e-o-homenageado-da-49a-ocupacao>.
2
Acervos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo <http://acervos.fau.usp.br>.
sobre a autora
Ana Lucia Duarte Lanna, arquiteta, é diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unviersidade de São Paulo – FAU USP.