Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Paulo Ormindo de Azevedo, arquiteto especialista em restauro, compara as reabilitações dos centros históricos de Havana e Salvador, apontando as amplas vantagens do modelo cubano.

how to quote

AZEVEDO, Paulo Ormindo de. La Habana Vieja e o Novo Pelourinho. Drops, São Paulo, ano 21, n. 155.01, Vitruvius, ago. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/21.155/7841>.


Pelourinho, Salvador BA
Foto Abilio Guerra


Quem visitou Havana ultimamente se espanta como num pais há sessenta anos sob bloqueio econômico dos Estados Unidos e seus aliados pode ter um centro histórico tão cuidado. Este milagre se deve a Eusébio Leal, que morreu no último dia 31 de julho. Eusébio era um historiador de arte brilhante, quando em 1967 foi guindado ao posto de Historiador da Cidade e restaurou o Palácio dos Capitães Gerais. Mas ganharia força no Período Especial, quando Cuba enfrentava a perda dos subsídios da União Soviética, em 1991.

A única alternativa para Cuba sobreviver era o turismo e Eusébio sabia que tinha nas mãos um Centro Histórico que era um grande ativo turístico, embora arruinado e super-povoado. Convenceu Fidel a transformar Havana Velha em um distrito autônomo dentro da cidade, criou a Habaguanex S/A, uma empresa para gerir hotéis, restaurantes, bares, agências de turismo e taxis, podendo importar e exportar. Um sistema semelhante ao adotado no Canadá e Estados Unidos conhecido como BID – Business Improvement District, em que a prefeitura repassa para um grupo local parte dos impostos arrecadados nos downtowns. Acusado de criar um Vaticano em Cuba, como na Itália, ele dizia que sim, mas o papa continuava sendo Fidel. Começou a restaurar ruas e praças e o casario para seus habitantes, com autoconstrução assistida, e garantia de não os expulsar.

Eusébio tinha, porém, uma pedra no sapato, a Plaza Vieja transformada, nos anos 1940, em um estacionamento em dois níveis, objeto de campanha internacional da Unesco, coordenada pela poderosa Sra. Marta Arjones, diretora do Patrimônio Cultura de Cuba, mas que não andava. Fui designado pela Unesco a fazer uma avaliação daquele projeto. Demonstrei que os países preferiam fazer convênios bilaterais que doarem via Unesco e sugeri encerrar a campanha e entregar o espaço para o Historiador da Cidade. Eusébio recuperou a praça e me agradeceu.

Eusébio provou que podia conciliar turismo com inclusão social e preservação cultural e foi aplaudido mundialmente. Mais tarde perderia o cargo, mas recuperou Havana Velha. Em maio de 2018, a revista da Fundação Smithsonian publicou um longo artigo com o título “O homem que salvou Havana” e em 2019 ele foi eleito membro da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos.

E o Pelourinho? Antonio Carlos Magalhães – ACM, o velho –, contrariando as recomendações internacionais, tirou suas funções tradicionais e expulsou seus moradores para criar um “shopping a céu aberto”. O saldo de cerca de US$120 milhões investidos são 1.400 imóveis em ruínas ou risco, segundo a Defesa Civil, no centro antigo. Este é o Novo Pelourinho, com centenas de sobrados escorados esperando voltar a baldios para satisfação do establishiment, depois que se esgotaram, no Corredor da Vitória e Ladeira da Barra, às vistas para a baia. Ano passado, fiz três estudos de requalificação do Centro Antigo para um convênio da Unesco com a Prefeitura. A Fundação Mário Leal Ferreira nem quis avaliá-los, já tinha sua posição firmada.

nota

NE – publicação original: AZEVEDO, Paulo Ormindo de. La Habana Vieja e o Novo Pelourinho. A Tarde, Salvador, 09 ago. 2020.

sobre o autor

Paulo Ormindo de Azevedo é arquiteto, com doutorado em restauração de monumentos e locais pela Universidade de Roma, “La Sapienza”, e professor titular da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Autor de projetos, livros e artigos sobre arquitetura e urbanismo.

La Habana Vieja
Foto Ángel M. Felicísimo [Wikimedia Commons]

 

comments

155.01 patrimônio
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

155

155.02 pandemia

Uma maneira de se safar

Da morte ou da execração?

Carlos A. Ferreira Martins

155.03 patrimônio em risco

Salve o Dia do Patrimônio Histórico!

Paulo Ormindo de Azevedo

155.04 luta pela terra

Crueldade e hipocrisia em tempos de pandemia

Em terras de partido novo estelionatário é rei

Carlos A. Ferreira Martins

155.05 homem e natureza

Arquitetura biofílica

O “eu construído” mais próximo do “eu natural”

Juliana Duarte dos Santos Purcinelli

155.06 política pública

A boiada paulista que ameaça presente e futuro

Carlos A. Ferreira Martins

155.07 eleições

Um projeto de cidades pós-pandemia

Carta-aberta à sociedade e aos (às) candidatos (as) nas eleições municipais de 2020

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil CAU/BR, Assoc. Brasileira de Arquitetos Paisagistas Abap, Associação Brasileira de Ensino de AU ABEA, Assoc. Bras. dos Escritórios de Arquitetura AsBEA, Federação Nac. dos Arquitetos e Urbanistas FNA, Instituto de Arquitetos do Brasil IAB-DN and Federação Nac. de Estudantes de AU do Brasil FeNEA

155.08 política pública

Quem desinforma os leitores?

Falta de transparência na política de desmonte do Estado

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided