Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Carlos A. Ferreira Martins, professor do IAU USP São Carlos, denuncia a violência e injustiça da PM de Minas Gerais, que desalojou moradores de Quilombo, cumprindo ordem judicial que beneficia estelionatário.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. Crueldade e hipocrisia em tempos de pandemia. Em terras de partido novo estelionatário é rei. Drops, São Paulo, ano 21, n. 155.04, Vitruvius, ago. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/21.155/7847>.


Policiais destroem escola e ateiam fogo no acampamento Quilombo Campo Grande, em Minas Gerais
Foto Isabelle Medeiros [Mídia Ninja]


Em poucos temas a narrativa criminalizante foi tão eficiente nas últimas décadas como no das “invasões” de terra.

Expressão disso é a precária, ou cúmplice, cobertura da grande imprensa do, esse sim, criminoso despejo das famílias do Quilombo Campo Grande, no sul de Minas Gerais.

Se o leitor der uma busca no Google sobre o tema, só encontrará alguma menção na grande mídia a partir da página três do buscador.

E ainda assim a chamada, da UOL, é que há “grupos” que protestam contra o despejo, ordenado por um juiz e cumprido, como se vê em vídeos na internet, com requintes de crueldade, pela PM do governador Romeu Zema, eleito em Minas Gerais pelo partido que, ironicamente, se chama Novo.

Voltemos ao começo dessa história. Uma usina falida nos anos 1990 – isso mesmo, mais de 20 anos atrás – não paga o que deve aos seus funcionários.

Elas não têm para onde ir e permanecem nas terras em que trabalhavam, criando com o tempo uma vila que congrega 450 famílias que se dedicam à agricultura familiar e orgânica.

Cientes por experiência própria das dificuldades dos trabalhadores do campo, organizam na própria comunidade uma escola que as crianças são alfabetizadas e iniciadas nas práticas da agricultura sustentável.

Essa comunidade foi capaz de incluir entre os seus produtos, o Café Guaí, considerado um dos melhores de Minas Gerias, estado que tem na produção de cafés premium um importante setor econômico.

Mas a comunidade do Quilombo não produzia apenas café e, desde o início da pandemia, distribuiu toneladas de alimentos a comunidades carentes da região.

O antigo proprietário, que ainda deve 400 milhões de reais de impostos atrasados, pediu reintegração de posse, depois de vinte anos e... ganhou. O juiz do caso ignorou o prazo de uso capião, ignorou a situação de pandemia e determinou a ação de despejo.

É expressivo dos novos tempos deste triste país que a primeira ação da PM tenha sido a de botar tratores para demolir a escola. Vou repetir para que não passe batido: um juiz ordena e o governador orienta a PM para demolir uma escola!

Depois incendeia uma plantação que dava 500 toneladas de café premium por ano. E, para concluir o ritual sádico, envia helicópteros e homens fortemente armados para remover as famílias das casas que ocupavam há vinte anos. Em plena pandemia! E para atender a um estelionatário.

Se somos capazes de olhar para isso apoiados em argumentos como direito à propriedade, violência das invasões e obrigação de atender a decisões do judiciário, é porque algo de fundamentalmente humano se perdeu em nossos corações e nossas mentes.

sobre o autor

Carlos A. Ferreira Martins é professor titular do IAU USP São Carlos.

 

comments

155.04 luta pela terra
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

155

155.01 patrimônio

La Habana Vieja e o Novo Pelourinho

Paulo Ormindo de Azevedo

155.02 pandemia

Uma maneira de se safar

Da morte ou da execração?

Carlos A. Ferreira Martins

155.03 patrimônio em risco

Salve o Dia do Patrimônio Histórico!

Paulo Ormindo de Azevedo

155.05 homem e natureza

Arquitetura biofílica

O “eu construído” mais próximo do “eu natural”

Juliana Duarte dos Santos Purcinelli

155.06 política pública

A boiada paulista que ameaça presente e futuro

Carlos A. Ferreira Martins

155.07 eleições

Um projeto de cidades pós-pandemia

Carta-aberta à sociedade e aos (às) candidatos (as) nas eleições municipais de 2020

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil CAU/BR, Assoc. Brasileira de Arquitetos Paisagistas Abap, Associação Brasileira de Ensino de AU ABEA, Assoc. Bras. dos Escritórios de Arquitetura AsBEA, Federação Nac. dos Arquitetos e Urbanistas FNA, Instituto de Arquitetos do Brasil IAB-DN and Federação Nac. de Estudantes de AU do Brasil FeNEA

155.08 política pública

Quem desinforma os leitores?

Falta de transparência na política de desmonte do Estado

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided