Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A crônica de Milton Hatoum trata de Clemente, o chaveiro, que dentre suas artes está abrir o coração de seus clientes.

how to quote

HATOUM, Milton. Chaves do coração. A arte do chaveiro Clemente. Drops, São Paulo, ano 22, n. 174.05, Vitruvius, mar. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/22.174/8442>.


Porta trancada
Fotomontagem AG


Em poucos anos, muita coisa mudou neste quarteirão. Eu gostava de conversar com um vizinho, homem alto e um pouco corcunda, neto de italianos. Era Clemente: o chaveiro mais famoso das redondezas. Vivia com a Siciliana, uma gata cor de açafrão; ela esperava seu dono ao lado de bromélias exuberantes, que davam vida ao sobradinho cinza.

Clemente era meio mágico: abria portas que pareciam fechadas para sempre. Saía cedinho, segurando uma tabuleta em que se lia: “Não se desespere! Destranco portas e corações, dia e noite”.

Além de chaveiro, ele orientava casais em crise; mais de uma vez evitou separações, amistosas e litigiosas. Era um homem magnânimo nesse tempo de guerra fratricida e racismo escancarado. Era também bom de copo, mas sábio: conhecia a fronteira da alegria eloquente com a embriaguez. Certa vez, num boteco, me contou ter atendido ao chamado de uma mulher que trancara o namorado no quarto. Ela jurava que perdera as chaves.

“Me ligou às nove da manhã de um domingo. Só que o cara estava trancado desde a noite de sexta-feira. E sem celular. Ele conseguiu arrombar a porta de madeira, mas tinha outra, de ferro. Mais de trinta horas sem comer e beber! Soltava uns miados chochos. ‘Me solta, amor... Não faço mais isso, prometo’. Minha Siciliana tinha mais voz que ele. Voz e coração”.

“E o que você fez?”

“Que trabalheira, meu. Eram duas fechaduras diferentes, para chaves sextavadas. Parecia uma cela. Destranquei a porta de ferro, ele saiu murcho, sedento e faminto. Senti pena? Não. Ele tinha sido bruto com a moça, mas só no gogó. Por isso ela não chamou a polícia. O cara foi embora. Aí, dois dias depois, me procurou. Morria de saudade da moça... Papo de arrependido. Dei outra bronca nele, mas o diabo é que ela também gostava do sujeito. Fui o mediador, falei coisas sérias, orientei os dois. Cobrei caro, e ele pagou. Levo jeito pra psicólogo? Mas não pude estudar. Dá trabalho trocar duas fechaduras... Difícil mesmo é amaciar corações”.

Clemente morreu de ataque cardíaco. Não tinha filhos. O irmão herdou a casinha, e não quis ficar com a gata nem com as flores. Então eu trouxe a bichana e as bromélias para o meu canto. Da janela, Siciliana olha o sobradinho lá embaixo, agora um bar feio e barulhento, que tira o nosso sono. Tão bela e pensativa essa felina! O que pode dizer o olhar dela? Especulo, busco palavras, e enfim me vem à mente os versos de Murilo Mendes:

“Para a catástrofe, em busca
Da sobrevivência, nascemos”.

nota

NE – publicação original do artigo: HATOUM, Milton. Chaves do coração. O Estado de S.Paulo, Caderno 2, 13 mar. 2022.

sobre o autor

Milton Hatoum é autor dos romances Dois irmãos, Cinzas do Norte e A noite da espera, entre outros.

 

comments

174.05 crônica
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

174

174.01 política

O Império, a mão do gato e os patos pagantes – 6

Carlos A. Ferreira Martins

174.02 exposição

Lelé, um arquiteto

O inventor em permanente mutação

Frederico de Holanda

174.03 política

Os impérios, os patos e os impasses – 7

A quem interessa a guerra?

Carlos A. Ferreira Martins

174.04

Carta-aberta aos (às) candidatos (as) nas eleições de 2022

Manifesto das entidades e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em defesa da sociedade

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil CAU/BR, Instituto de Arquitetos do Brasil IAB DF, Federação Nac. dos Arquitetos e Urbanistas FNA, Associação Brasileira de Ensino de AU ABEA, Associação Brasileira dos Escritórios de AU AsBEA, Assoc. Brasileira de Arquitetos Paisagistas Abap and Federação Nac. de Estudantes de AU do Brasil FeNEA

174.06 homenagem

Ruy Ohtake, cidadão

Abilio Guerra

174.07 política

O império, os patos e a supressão de voto - 8

Carlos A. Ferreira Martins

174.08 política

O Império e os patos de lá e de cá – 9

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided