Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Segundo Carlos Martins, diverso da cultura eleitoral brasileira, onde os partidos precisam convencer os eleitores a votar, nos EUA o esforço é duplo: convencer os seus a votar e evitar o voto dos adversários.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. O império, os patos e a supressão de voto - 8. Drops, São Paulo, ano 22, n. 174.07, Vitruvius, mar. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/22.174/8458>.


Campanha pelo voto nos Estados Unidos
Fotomontagem AG


Não se sabe se Biden está esclerosado, como alegam seus adversários republicanos, ou simplesmente ansioso com os longos meses até novembro. A declaração de que Putin deve ser retirado do poder foi um ato falho tão gritante que o Departamento de Estado teve que se pronunciar imediatamente dizendo que o presidente não quis dizer o que disse.

Como está mais do que claro que os EUA não têm o menor interesse e, portanto, não permitirão que Zelensky assine nenhum acordo de paz, a questão é saber o quê exatamente aquele ato falho revela.

Pode ser o desejo de apagar o fiasco da retirada do Afeganistão por meio da glória de se livrar de um grande inimigo “da democracia e do mundo livre” e assim inserir seu nome na ilustre linhagem dos presidentes que mataram os inimigos de ocasião, como Bush Jr. a Sadam Hussein e o Nobel da Paz Barack Obama a Bin Laden e Gaddafi.

As camadas tectônicas da geopolítica se movem em largas durações e em direções determinadas por forças profundas, mas, na microescala dos eventos, indivíduos e suas circunstancias têm um papel de aceleradores ou retardadores desses movimentos.

A hipótese de que o ego de Biden esteja mobilizado nessa direção não exclui nem anula a preocupação, dele e de todo o establishment democrata, com as eleições de metade do mandato em novembro. Biden estaria então tentando evitar uma derrota que a maioria dos analistas considerava, até um mês atrás, inevitável e, talvez, definitiva.

Para alguns não é apenas o poderio econômico do império que se encontra em rota de declínio, mas também o mito da sociedade estadunidense como modelo de democracia. Afinal, boa parte da população acredita que a vitória de Biden foi fraudada e a quase totalidade da representação republicana no Congresso e no Senado considera legítima a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Nossa cultura eleitoral, por mais problemática que seja, nos ajuda pouco a entender as distorções daquela que a grande mídia nos vende como a maior democracia do planeta.

Estamos acostumados a estranhar o sistema de eleição indireta que permite que um presidente possa obter a maioria dos votos individuais e não ser eleito. Anacrônico ou não, isso expressa o caráter particular do federalismo estadunidense. Mas as distorções do sistema político são muito maiores e não tão conhecidas.

Nessa democracia tão particular, as eleições são realizadas numa terça-feira de novembro, que não é feriado. Ou seja, o trabalhador assalariado depende de autorização do patrão para se ausentar ou de se dispor a perder um dia de salário para exercer um voto que não é obrigatório.

Esse é apenas o primeiro dos mecanismos da chamada supressão de voto, um conjunto de manobras legais para dificultar ou impedir o voto de setores determinados da sociedade, muito especialmente a população negra e, em menor medida, latina.

No Brasil os partidos precisam convencer seus eleitores a votar. Lá o esforço é duplo: convencer os seus a votar e evitar o voto dos adversários.

Como não há uma legislação eleitoral unitária, os estados têm autonomia para definir os requisitos para votar; o que consta na cédula eleitoral; se o voto pode ser enviado pelo correio: quais os prazos e quem são os responsáveis pela apuração e por eventuais recursos e uma infinidade de etc.

Os estados sob governos republicanos perderam o pudor e estão deformando as regras e sistemas de votação em boa parte do país, na maior supressão de voto das comunidades negras, tradicionalmente democratas, em décadas.

Biden tentou aprovar via legislação federal, o estabelecimento de limites para a supressão de voto, mas não conseguiu nem mesmo a coesão de sua bancada.

A derrota desse projeto em janeiro e o reconhecimento já assumido de que o grande programa de infraestrutura também não será aprovado deixaram aos democratas o patriotismo guerreiro como última esperança ante o provável tsunami de novembro.

Funcionou para Clinton, Bush e Obama. Funcionará para Biden?

sobre o autor

Carlos Ferreira Martins é Professor Titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos.

 

comments

174.07 política
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

174

174.01 política

O Império, a mão do gato e os patos pagantes – 6

Carlos A. Ferreira Martins

174.02 exposição

Lelé, um arquiteto

O inventor em permanente mutação

Frederico de Holanda

174.03 política

Os impérios, os patos e os impasses – 7

A quem interessa a guerra?

Carlos A. Ferreira Martins

174.04

Carta-aberta aos (às) candidatos (as) nas eleições de 2022

Manifesto das entidades e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em defesa da sociedade

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil CAU/BR, Instituto de Arquitetos do Brasil IAB DF, Federação Nac. dos Arquitetos e Urbanistas FNA, Associação Brasileira de Ensino de AU ABEA, Associação Brasileira dos Escritórios de AU AsBEA, Assoc. Brasileira de Arquitetos Paisagistas Abap and Federação Nac. de Estudantes de AU do Brasil FeNEA

174.05 crônica

Chaves do coração

A arte do chaveiro Clemente

Milton Hatoum

174.06 homenagem

Ruy Ohtake, cidadão

Abilio Guerra

174.08 política

O Império e os patos de lá e de cá – 9

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided