Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Crônica de Milton Hatoum traz memórias de escola durante a infância, onde o personagem Minotauro tem papel protagônico.

how to quote

HATOUM, Milton. A grande dor das coisas que passaram. Drops, São Paulo, ano 23, n. 182.03, Vitruvius, nov. 2022 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.182/8657>.


Fotograma do filme “Minotaur”, direção de Jonathan English, 2006
Foto divulgação


Da janela daquela sala a gente podia ver o rio de águas pretas, tão largo que a outra margem se confundia com a floresta. Era a sala da última série do ginásio, o nono ano atual. Os professores eram exigentes, alguns, austeros; um e outro, carrascos, quase sádicos. Raros e bem-aventurados os que combinavam saber, humor e ironia.

Entre os estudantes misturavam-se demônios e anjos em porções desiguais. Havia os mais sensíveis e solidários; os espertos, sempre alertas ao perigo iminente; os raros contemplativos e solitários, alheios a esbórnias; os alucinados, que imaginavam monstros nos corredores e no pátio interno do colégio. Mas o verdadeiro monstro estava entre a gente: era o grande demônio, promessa de cafajeste, quem sabe de assassino. Nós o suportamos durante aquele interminável ano do ginásio: tempo de humilhação, violência e ameaças.

Ele, o grande demônio, tinha um apelido: Minotauro. Não era corpulento, nem tão forte quanto pensava; nada tinha de touro nem do mito antigo. Mas o jeito pesado de andar, as palavras e os gestos obscenos, a risada de deboche e a total incapacidade de se concentrar durante uma aula davam a impressão de que o Minotauro estava ali para nos infernizar. Várias vezes foi expulso da sala, e quando a direção o suspendia por uma semana, voltava mais feroz.

Durante o recreio no pátio, descontava a punição agredindo as alunas com chulices, e rasgava com um compasso o braço dos mais tímidos e medrosos. No entanto, esse ser covarde tinha adeptos fervorosos, que o reverenciavam até a idolatria. Não sabíamos o motivo desse amor enfermiço ao Minotauro; talvez ignorância, ou um tipo de espelhamento, tão inevitável quanto misterioso.

No segundo semestre, a maioria dos alunos já não suportava o Minotauro e seus bajuladores. Juntos, formavam uma súcia embrutecida, meio infantilizada. Não liam, ignoravam as disciplinas de ciências, perturbavam as aulas, escreviam mentiras na lousa, caluniando professores. Os que eram punidos macaqueavam seu líder: voltavam mais agressivos.

Eu riscava no calendário até os dias do mês seguinte, mas a ânsia parecia entorpecer o ritmo do tempo. Por fim, em dezembro nos livramos do Minotauro e de seu bando. Sem eles no colégio e na nossa vida, festejamos o Natal e o Ano-Novo.

Uns dias atrás, um amigo manauara daquela época, falou do fim deste ano de 2022, e lembrou um verso do poeta lusitano: “A grande dor das coisas que passaram”.

Dor que o tempo não apaga.

nota

NE – publicação original do artigo: HATOUM, Milton. A grande dor das coisas que passaram. O Estado de S.Paulo, seção Cultura & Comportamento, 27 nov. 2022.

sobre o autor

Milton Hatoum é autor dos romances Dois irmãos, Cinzas do Norte e A noite da espera, entre outros.

 

comments

182.03 crônica
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

182

182.01 homenagem

Os méritos de Carlos Lemos

Reconhecimento da FAU USP à contribuição do professor ao ensino e ao patrimônio cultural brasileiro

Silvia Ferreira Santos Wolff

182.02 homenagem

Sobre Carlos Lemos

Cerimônia de outorga do título de Professor Emérito

Hugo Segawa

182.04 homenagem

Carlos Alberto Cerqueira Lemos, professor emérito da FAU USP

José Lira

182.05 política

Vale tudo no terceiro turno

Carlos A. Ferreira Martins

182.06 mobiliário e comportamento

Sem roer as unhas

Sofás, poltronas, banquete e hedonismo

Ethel Leon

182.07 política

A última de sua espécie

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided