Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A crítica e historiadora do design Ethel Leon comenta a falsa atribuição autoral de uma cadeira dos anos 1970 ao arquiteto e designer Julio Katinsky.

how to quote

LEON, Ethel. Esta não é poltrona de Julio Katinsky! Drops, São Paulo, ano 23, n. 186.06, Vitruvius, mar. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.186/8779>.



Nesse momento de grande alta dos modernariatos (na SP arte eles são tão representativos quanto os estandes de designers da atualidade) a questão da cópia, das falsificações, das atribuições fake vêm muito à tona.

Na SP-Arte, sou consultada por Pablo Casas, da Herança Cultural, sobre uma poltrona, atribuída a Julio Katinsky e fabricada pela Novo Rumo em 1970.

Pablo, desconfiado, me conta que em todos os sites que consultou, a poltrona aparece com a autoria de JK.

Digo “não, o professor nunca trabalhou para a Novo Rumo, nunca fez essa poltrona”. Logo em seguida, Julio e Bia Katinsky chegam e, desse modo, o marchand, além de contar com minha palavra, ouve a gargalhada de Julio diante da foto.

Pablo Casas procurou se informar com as fontes corretas e não cansou de me repetir que todos que visitou fazem esta atribuição de autoria, exatamente a mesma.

Conheço bem o fenômeno: acontece também nas citações de textos. Alguém erra propositalmente ou não uma frase, um parágrafo, e todo mundo começa a repetir o erro. Daí esta obsessão dos pesquisadores em procurar as fontes primárias.

O professor Julio Katinsky nunca projetou para a Novo Rumo e quase todos os seus móveis estiveram em exposição recente, que organizei, na galeria Teo. Portanto, daqui para a frente, equívocos dessa natureza não são mais admissíveis (sem ingenuidades, sei que eles vão ocorrer, ter o nome de JK numa poltrona tem o dom de valorizá-la).

Dá vontade de fazer camiseta com a foto: esta não é poltrona de Julio Katinsky!

sobre a autora

Ethel Leon é pesquisadora e professora na área de história do design brasileiro, e autora dos livros Memórias do design brasileiro, IAC – primeira escola de design do Brasil, Michel Arnoult, design e utopia – móveis em série para todos e Design brasileiro – quem fez, quem faz.

 

comments

186.06 design
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

186

186.01 meio ambiente

Aves migratórias na metrópole

Um exame sobre a passagem das aves migratórias na cidade de São Paulo

Edson Reggiane Moreira

186.02 homenagem

Arquitetura nos 100 anos de Darcy Ribeiro

Fabrício Ribeiro dos Santos Godoi

186.03 gênero

Projetar casa é tarefa de mulher

Fanny Schroeder de Freitas Araujo

186.04 design

Uma casa moderna para o Museu da Casa Brasileira

Sobre a nova função da Casa Modernista de Gregori Warchavchik

Ethel Leon

186.05 urbanidade

É preciso recuperar a urbanidade perdida

Luiz Fernando Janot

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided