O livro era iconoclasta, seu título sob medida para quem já desconfiava da cidade funcional da arquitetura moderna. Formes urbaines: de l’ilôt à la barre (“formas urbanas: da quadra à barra), eu li no começo dos 1980, comprado numa viagem a Paris.
O autor, conheci na Brasília do 2º Seminário de Desenho Urbano – Sedur, em 1986. Rosnava como bom francês, mas não mordia, e o seu mau humor, logo se viu, era de fachada. Ficamos amigos, e ele foi se abrasileirando, rosnando menos e sorrindo mais.
On va réflechir, “vamos refletir”, era seu bordão. Até mudamos de opinião quanto à Brasília, ele menos, eu mais, mas sem stress de parte a parte. Projetamos juntos no Laboratório de Arquitetura Urbana do Propar, no começo dos 1990, e descobri que era bom desenhista (fruto da educação Beaux-Arts, me disse) e dançarino (Elvis era a referência).
Foi o melhor orientador de tese que poderia ter escolhido. Meu tema era Arquitetura Moderna Brasileira 1936-45. No âmbito da prática, por exemplo, Philippe mostrou-me que L’Architecture d’Aujourd’hui em 1938 tinha o arco parabólico por elemento característico da arquitetura eclesiástica progressista do século 20; a Capela da Pampulha tinha a quem sair.
No âmbito da teoria, ex-aluno do ateliê Arretche que antes fora Gromort-Arretche, fez-me ler Georges Gromort, herdeiro de Julien Guadet, corroborando que o caráter programático era fonte legítima de diversidade arquitetônica; a diversidade formal na Pampulha não era capricho.
No último encontro, em 2018, visitamos a Fundação Louis Vuitton de Frank Gehry no Bois de Boulogne. Era capricho demais para seu gosto, e tive de concordar, sentado à mesa de seu apartamento: Philippe era bom cozinheiro também. Não precisava partir tão cedo.
nota
NE – A série “Homenagem a Philippe Panerai” é uma iniciativa de intelectuais brasileiros que foram parceiros, orientandos e amigos, ao longo de anos e décadas, do arquiteto e urbanista francês falecido no dia 11 de maio de 2023, em Paris. Os artigos publicados são:
COMAS, Carlos Eduardo; PEREIRA, Margareth da Silva; TREVISAN, Ricardo; FICHER, Sylvia. Philippe Panerai (1940-2023). In memoriam. Resenhas Online, São Paulo, ano 22, n. 257.01, Vitruvius, maio 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/22.256/8815>.
TREVISAN, Ricardo. 3.51, 3.51, 3.51.... Philippe Panerai (1940-2023). Drops, São Paulo, ano 23, n. 189.06, Vitruvius, jun. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.189/8861>.
FORTES, José Augusto Abreu Sá. Merci beaucoup de t’avoir comme ami! Philippe Panerai (1940-2023). Drops, São Paulo, ano 23, n. 189.07, Vitruvius, jun. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.189/8830>.
LEITÃO, Francisco. Um legado que continuará. Philippe Panerai (1940-2023). Drops, São Paulo, ano 23, n. 189.08, Vitruvius, jun. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.189/8896>.
HOLANDA, Frederico de. Colocando o dedo na ferida da erosão do espaço público. Philippe Panerai (1940-2023). Drops, São Paulo, ano 23, n. 189.09, Vitruvius, jun. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/23.189/8897>.
SCHLEE, Andrey Rosenthal. Que personaje! Philippe Panerai (1940-2023). Drops, São Paulo, ano 24, n. 190.05, Vitruvius, jul. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/24.190/8898>.
COSTA, Graciete Guerra da. Memórias de Taguatinga. Philippe Panerai (1940-2023). Drops, São Paulo, ano 24, n. 190.06, Vitruvius, jul. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/24.190/8899>.
FICHER, Sylvia. As cidades e suas contradições. Philippe Panerai (1940-2023). Drops, São Paulo, ano 24, n. 190.07, Vitruvius, jul. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/24.190/8900>.
FERNANDES, Ana. O método de projetar (n)a cidade. Philippe Panerai (1940-2023). Drops, São Paulo, ano 24, n. 190.08, Vitruvius, jul. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/24.190/8901>.
MAGALHÃES, Sérgio. O publicista da boa arquitetura, do bom urbanismo e da boa cidade. Philippe Panerai (1940-2023). Drops, São Paulo, ano 24, n. 190.09, Vitruvius, jul. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/24.190/8902>.
LEME, Maria Cristina da Silva. O incansável andarilho. Philippe Panerai (1940-2023). Drops, São Paulo, ano 24, n. 191.04, Vitruvius, ago. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/24.191/8903>.
MARQUES, Sérgio M. A referência linear e constante para a reflexão crítica arquitetônica. Philippe Panerai (1940-2023). Drops, São Paulo, ano 24, n. 191.05, Vitruvius, ago. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/24.191/8904>.
CABRAL, Cláudia Costa. Energia, entusiasmo e inspiração. Philippe Panerai (1940-2023). Drops, São Paulo, ano 24, n. 191.06, Vitruvius, ago. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/24.191/8905>.
COMAS, Carlos Eduardo. Desenhista, dançarino, cozinheiro, orientador, historiador, crítico e, enfim, arquiteto e urbanista. Philippe Panerai (1940-2023). Drops, São Paulo, ano 24, n. 191.07, Vitruvius, ago. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/24.191/8906>.
ABREU, Silvio de. O estudioso da forma urbana. Philippe Panerai (1940-2023). Drops, São Paulo, ano 24, n. 191.08, Vitruvius, ago. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/24.191/8907>.
sobre o autor
Carlos Eduardo Comas é professor permanente no Programa de Pesquisa e Pós-Graduação e Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre RS.