Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Entrevista com a arquiteta Maria Lúcia Petersen, ex-gerente do programa Favela-Bairro e atual assessora especial Célula Urbana do gabinete do Prefeito do Rio de Janeiro

english
Interview with architect Maria Lúcia Petersen, former manager of the Favela-Bairro and current special advisor at Celula urbana of the Office of Mayor of Rio de Janeiro

español
Entrevista con la arquitecta María Lúcia Petersen, ex gerente del programa Favela-Barrio y actual asesora especial Célula Urbana del gabinete del Intendente de Río de Janeiro

how to quote

COSTA, Érico; ANDRADE, Luciana. Maria Lúcia Petersen. Entrevista, São Paulo, ano 05, n. 019.01, Vitruvius, jul. 2004 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/05.019/3327>.


Morro da Providência, Rio de Janeiro

Entrevista com Maria Lúcia Petersen
Érico Costa & Luciana Andrade

Desde o fim do século XIX, as camadas mais pobres da população, sem opção de moradia próxima a seu local de trabalho, passaram a se aglomerar nas encostas de morros ou a beira de rios, locais sem infra-estrutura para a habitação. Assim surgiram as primeiras favelas e sua dependência econômica, política e social com os bairros do entorno.

A partir dos anos 50, definiu-se uma primeira etapa para a solução do que se considerava um “problema”: as remoções. No entanto, com o passar do tempo, as remoções se mostraram enviáveis devido aos altos custos do empreendimento e partiu-se então para uma alternativa mais democrática aonde se concederia às favelas um mínimo de infraestrutura urbana. É neste contexto que são criados os projetos de Urbanização Comunitária/Mutirão Remunerado e posteriormente o mundialmente reconhecido Favela-Bairro.

De 1994 a 2000 a arquiteta Maria Lúcia Petersen – conhecida como Lu Petersen –, então gerente de projetos da Secretaria Municipal de Habitação, coordenou a implantação do Programa Favela-Bairro que ganhou novos desdobramentos em suas políticas vindo a dar origem ao projeto experimental Célula Urbana.

Junto com o arquiteto Dietmar Starke, Lu Petersen idealizou esta experiência inovadora onde, através da interação cultural, tecnológica e econômica com o entorno urbano, são gerados processos auto-sustentáveis para o desenvolvimento da área.

Planta do Morro da Providência, Rio de Janeiro

comments

019.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

019

019.02

Jozé Cândido de Lacerda

Érico Costa

019.03

Eduardo Souto de Moura

José Mateus

019.04

João Luís Carrilho da Graça

José Mateus

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided