Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Sergio Rodrigues, um dos maiores designers brasileiros, concedeu em 2003 entrevista a Marcelo Bezerra onde comenta sua atuação profissional, processo de projeto, a descoberta do design, inspiração, local e contexto.

english
Interview of 2003 with the architect and designer Sergio Rodrigues for a master's research on his projects and projects components and ways to design. It also includes his opinions on design and architecture and the beginning of his career on the field.

español
Entrevista realizada en 2003 con el arquitecto y diseñador Sergio Rodrigues para la investigación de la Maestría sobre su forma de proyectar, los componentes del proyecto, su inicio en la profesión y sus opiniones sobre el Diseño y la Arquitectura.

how to quote

BEZERRA, Marcelo. Entrevista com o designer Sergio Rodrigues. Entrevista, São Paulo, ano 16, n. 063.05, Vitruvius, set. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/16.063/5661>.


Arquiteto Sergio Rodrigues [Acervo Instituto Sergio Rodrigues]

Sergio Rodrigues foi um dos grandes designers brasileiros e de uma personalidade única e singular. A entrevista aqui apresentada foi parte da pesquisa de dissertação de mestrado em design (1).

Na entrevista o arquiteto revela sua visão sobre aspectos importantes e fundamentais em atividades relacionadas a projeto como Arquitetura e Design. Sua afinidade com o mobiliário e sua visão da complementariedade entre as duas áreas que se tangenciam. Essa relação surge para o arquiteto ainda na faculdade pela curiosidade e a vocação que se revela pelas oportunidades e alternativas em sua formação.

A importância do detalhe, o cuidado e apuro na elaboração de peças, que estão em ambientes e complementam a arquitetura. O entendimento de que a arquitetura não se viabiliza sem a ambientação interna, sem inclusão e previsão dos móveis e respectivos dimensionamentos.

Em sua carreira, além da qualidade e criatividade, a busca por uma identidade brasileira para o mobiliário pelos materiais e, principalmente, pela combinação dos mesmos com o design rico em formas próprias. Essa identidade brasileira, ou brasilidade como o próprio arquiteto menciona, foi decisiva para um momento emblemático para sua carreira: a premiação da poltrona Mole em Milão.

O roteiro da entrevista partiu de aspectos que envolviam a pesquisa de mestrado como as formas de projetar, a representação, o papel do cliente (intercessor), o conjunto de prescrições e necessidades, a união das áreas de conhecimentos, o local e o contexto e, concluindo, os processos de produção – técnicas, tecnologias e materiais.

A entrevista foi agendada por sua filha e arquiteta Veronica Rodrigues.  Fui recebido pelo arquiteto em seu escritório em Botafogo. Assistiu a entrevista sua neta, Natalia Rodrigues, a época estudante de arquitetura e estagiária em seu escritório.

Fachada Casa Escritório Sergio Rodrigues
Foto Marcelo de Mattos Bezerra

nota

1
A dissertação de mestrado em design foi desenvolvida no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio entre 2002 e 2004 com o título de Interações no ensino e na prática do design e da arquitetura e sob orientação do professor Jose Luís Mendes Ripper. O arquiteto Sergio Rodrigues foi o primeiro a ser entrevistado e, após a entrevista, contribuiu indicando e efetivando contatos junto a profissionais como Michel Arnoult, Maurício Azeredo, Carlos Motta e Pedro Useche.

comments

063.05
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

063

063.01

Entrevista com Maria Madalena Pinto da Silva

Júlia Coelho Kotchetkoff

063.02

Entrevista com o arquiteto Peter Mehrtens

Gabriela Celani, Wilson Barbosa Neto and Juarez Moara Santos Franco

063.03

Entrevista com Eduardo Souto de Moura

Isa Clara Neves

063.04

Entrevista com a arquiteta paisagista Rosa Kliass

Antônio Agenor Barbosa, Rachel Paterman and Stella Rodriguez

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided