
Conjunto Residencial da USP - Crusp, Cidade Universitária, São Paulo, 1961, arquitetos Eduardo Knesse de Mello, Joel Ramalho Jr. e Sidney de Oliveira
Foto Isabella Silva de Serro Azul, 2017
O primeiro edifício pré-fabricado de concreto armado com múltiplos pavimentos do Brasil foi o Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo – Crusp, projetado em 1961 por Eduardo Kneese de Mello, Sidney de Oliveira e Joel Ramalho.
Neste depoimento, o professor Sidney de Oliveira relata a sua experiência com o pioneirismo do Crusp e com os outros edifícios pré-fabricados projetados em sociedade com o professor Eduardo Kneese de Mello, como o Ambulatório Médico de Especialidades – AME Várzea do Carmo, o AME Vila Maria Zélia, a Faculdade Farias Brito e o Cemitério Vila Paulicéia.
O arquiteto entrevistado conta que, apesar dos prejuízos financeiros, a persistência do seu sócio no emprego da pré-fabricação lhes trouxe a motivação necessária para a realização dos empreendimentos.
nota
NE – Esta entrevista foi inicialmente publicada em: AZUL, Isabella Silva de Serro. Sistemas construtivos pré-fabricados de concreto armado: habitações contemporâneas no Brasil. Dissertação de mestrado. São Paulo, FAU Mackenzie, 2018, p. 161-170.