Daniel Mangabeira é um dos fundadores do escritório Bloco Arquitetos, sediado em Brasília, um dos mais importantes e premiados na cena contemporânea brasileira. Com vasta produção em diferentes escalas e programas, vem utilizando os projetos para casas unifamiliares como pesquisa e ensaio de novas condutas, técnicas e materiais.
A abordagem sistêmica e holística do escritório brasiliense chama atenção no panorama brasileiro, escapando de categorizações e enquadramentos limitantes. A grande variedade da sua produção é derivada da relação direta dos projetos com as condicionantes específicas de cada nova encomenda. Cada projeto torna-se indivisível do contexto, que acaba por ser importante deflagrador da solução arquitetônica. Apesar desta ligação íntima com as circunstâncias, as propostas sugerem transformações importantes nos lugares de implantação.
Este bate papo informal e súbito, sem agendamento prévio, ocorre no contexto do Festival de Cinema de Brasília Cinema Urbana, num sábado abafado de agosto de 2022, poucos dias após as exibições e debates sobre os documentários Bloco Arquitetos: em construção (2022) e Paisagem concreta (2022). Aborda as transformações que vem ocorrendo na produção do escritório, que se tornaram mais evidentes, nos últimos anos.