Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245

abstracts

português
Com o tema Fazendo Cidades, a 5ª Bienal Internacional de Roterdam em parceria com a SEHAB-SP desenvolveram um trabalho urbanístico tendo como local de teste a região do Cabuçu de Cima. Aqui está o primeiro resultado desse projeto.

english
Under the aegis Making City, The 5th International Architecture Biennale Rotterdam in partnership with SEHAB-SP developed an urban work on the test site área of Cabuçu de Cima. The first project result is presented here.

how to quote

FRANCO, Fernando de Mello; BRUGMANS, George. IABR Test Site São Paulo. Cabuçu de Cima. Projetos, São Paulo, ano 12, n. 141.01, Vitruvius, set. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/12.141/4411>.


Cabuçu de Cima - the far north of São Paulo. SEHAB
direção Luiz Cesar Barata
fotografia Fabio Knoll 

Assim que o projeto desenvolvido pela International Architecture Biennale Rotterdam – IABR e a Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), sob a égide da 4ª IABR: Cidade Aberta para a favela de Paraisópolis, saiu da prancheta para a exibição – em seu ano sabático para implementação – as duas partes decidiram prolongar a colaboração. Seu objetivo primário, nas palavras de Elizabeth França, diretora da SEHAB, era ‘... colocar a ênfase na importância de projetos de urbanização para a “cidade informal”, mediante a qual este não deve ser visto como uma exceção, mas como uma área que deve ser integrada em todo o tecido urbano. Arquitetos e urbanistas são desafiados a engajar em um novo relacionamento com os habitantes dessas áreas menos favorecidas e a encontrar soluções criativas que atendam às demandas da cidade do século XXI.’

Uma perspectiva que se encaixa perfeitamente com as do IABR.

A IABR nomeou o arquiteto Fernando de Mello Franco, junto com seus sócios no MMBB Arquitetos, Marta Moreira e Milton Braga, curador local. O trabalho do Fernando foca na relação entre a maneira como a infraestrutura, primeiramente orientada para a produção industrial, se desenvolveu no ultimo século e o papel que desempenhou e desempenha na funcionalidade da cidade para os seus cidadãos. Na iniciativa de Fernando de Mello, a área de Cabuçu de Cima no lado norte de São Paulo, foi selecionada como Teste Site (local de teste). A área é representativa, no sentido que combina muitos dos típicos problemas e desafios urbanos – como o desenvolvimento urbano informal, sérios problemas de gestão da água, sistemas ecológicos ameaçados como a Serra da Cantareira, a maior floresta dentro de uma área urbana do mundo, e a deficiente rede de conexões – mesmo que esteja localizada na intersecção de futuros desenvolvimentos significativos. A Rodoanel e a sua estratégica posição próxima ao Aeroporto Internacional de Guarulhos significa que Cabuçu se tornará, ainda mais do que atualmente, um centro primário de distribuição para a zona nordeste de São Paulo, a zona que conecta essa potencia econômica com outros dois polos, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Como podem as ameaças, os problemas, os interesses dos habitantes e as oportunidades socioeconômicas serem traduzidos em uma única estratégia integral? Como podem as condicionantes existentes servirem de base para tal estratégia? Como coloca Elizabeth França: ‘A ideia de que soluções vêm da própria cidade está no âmago de cada intervenção.’

Os primeiros resultados desse projeto colaborativo foram apresentados em Rotterdam durante a exibição do Making City, e serão subsequentemente apresentados em uma segunda exibição, Fazendo Cidade, em São Paulo.

sobre os autores

Fernando de Mello Franco, arquiteto, foi – em conjunto com seus sócios no MMBB Arquitetos, Marta Moreira e Milton Braga – curador local (Brasil) da 5ª International Architecture Biennale Rotterdam – IABR.

George Brugmans é diretor da Bienal Internacional de Roterdã (IABR) e presidente da equipe de curadoria da 5ª IABR

notas

NE
Nina Dalla Bernardina, aluna da FAU Mackenzie, é a responsável pela edição especial da revista Projetos sobre a Holanda. Patrícia Oliveira Lima, aluna do curso de arquitetura do Senac, colaborou na edição. Ambas são estagiárias no portal Vitruvius.

comments

141.01 urbanismo
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

source

share

141

141.02 equipamento cultural

Biblioteca Pública de Amsterdam

141.03 residencial

Floating Amsterdam

141.04 urbanismo

Zuidas

141.05 revitalização

Triâgulo Strijp S, Eindhoven

Jo Coenen and Ard de Vries

141.06 preservação

Zaanse Schans

Paul Meurs

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided