A arquitetura tradicional africana se assenta em um amplo espectro do edificado: desde o efêmero de suas etéreas construções nômades até a inamovível perpetuidade de suas pirâmides ancoradas estoicamente sob o calcinante sol do deserto
Os planos modernos revelam as formas de pensar a cidade em um dado momento, as intenções globais sobre sua sociedade e seu espaço
A arquitetura paulistana foi, especialmente nas décadas de 60 e 70, influenciada pela de Mies van der Rohe, e que essa influência, transformada e adaptada, define algumas das suas características mais importantes
A arquitetura de Marcello Fragelli é bastante coerente com seu discurso. Critica o formalismo inconseqüente, voltado às câmeras, aos desavisados, ao mesmo tempo em que faz uma arquitetura que nunca sacrifica a poesia e a beleza
O modernismo foi extremamente popular no Brasil durante os anos 50, em especial na arquitetura, com a disseminação de projetos anônimos referenciados no vocabulário da arquitetura culta
O artigo mostra como a iluminação e a cenografia são estratégicos na atração de um maior público para as mostras da Grande Galeria da Evolução, localizada dentro do Jardin des Plantes no centro de Paris
O autor comenta que a qualidade ambiental de um projeto urbanístico pode ser usado para valorização de propriedades ecologicamente corretas, promovendo a exclusão social pelo encarecimento dos terrenos
A autora faz uma peregrinação por cidades italianas em um exercício de pedagogia visual através da arquitetura, da pintura e da escultura, abordando em especial o Teatro Olímpico de Vicenza
Este artigo discute os resultados de um estudo que analisa os modelos de morar, utilizados em peças promocionais divulgadas nos encartes e cadernos de classificados dos jornais dominicais, prospectos e internet na cidade de Recife
Os autores fazem um balanço das publicações periódicas brasileiras dedicadas à arquitetura, tentando compreender o momento atual de ausência de uma visão especializada e consistente
O Parque do Ibirapuera nasceu a partir da união do ideário que embasa as comemorações do IV Centenário, enfatizando-se a construção da imagem da cidade de São Paulo, como o carro-chefe do país