A arquitetura paulista nos anos 1950 se produz em um contexto de severa crítica ao processo de modernização adotado. Este artigo procura compreender a proposta de Artigas para o Edifício Louveira à luz dos embates vigentes à época de sua construção
Aborda a formação e características dos projetos realizados por Artigas para fins educativos. Tem foco no projeto do Edifício da FAUUSP (Cidade Universitária, 1961) e nas experiências anteriores de seus projetos para espaços educativos
A ferramenta do Plano Diretor Urbano é problematizada enquanto mecanismo e procedimento de manutenção de poder, assim como objeto de luta, confronto e disputa, tomando-se como exemplo o recente processo de planejamento urbano de Salvador BA
O presente texto, tratando dos edifícios religiosos que foram utilizados como marcos no território, apresenta resultados de uma pesquisa documental, da consulta da cartografia histórica e das observações, as quais se revelaram cruciais para os resultados
Este artículo posee como objetivo clave mostrar como la ciudad ha cambiado después de la Revolución Industrial, tanto en Europa como en Brasil, tornando monótonos los paisajes urbanos construidos y los espacios edificados
Paredes Pinturas é um projeto de Mônica Nador com base na pedagogia da técnica do estêncil, aqui analisado como sendo uma poética da resistência ao fenômeno da alienação. A estética sendo ética numa política pedagógica da desalienação do individuo moderno
O artigo teve como objetivo a aplicação da avaliação do ciclo de vida energético (ACVE) em uma habitação, considerando as etapas do berço ao túmulo. Foram avaliados ainda diferentes cenários do consumo de energia operacional
Uma experiência didática que, por meio da dinâmica proposta, possibilita a simulação do processo de urbanização de forma a promover a compreensão e questionamento por parte do aluno a respeito dos conceitos, instrumentos urbanísticos e de gestão.