É minha hipótese que o engajamento com a realidade e os objetivos de empoderamento da Pedagogia do oprimido de Freire são potenciais antídotos para a hegemonia da abstração que rege o mundo, especialmente do design, desde Descartes
O Acampamento de Obras construiu uma dimensão operativa nova em relação a experiência pregressa de Lefèvre. Ao identificar o oprimido de Freire e atribuir um papel para a cultura do migrante, propõe-se uma quebra do ciclo de opressão no canteiro de obras
A “conscientização” de Freire oferece aos arquitetos latino-americanos a oportunidade de realizar uma revisão arquitetônica a partir da reivindicação de "seu direito de fala" contra as construções históricas que veem seu trabalho como derivado
Uma pedagogia alinhada com Freire implicaria praticar uma educação emancipatória, coletiva, democrática e, na melhor das hipóteses, solidária, que “formaria” arquitetos-designers-cidadãos críticos ou, segundo o pensador brasileiro: problematizadores
O objetivo deste artigo é traçar um breve quadro da casa grega no período dito arcaico, assim como os modos de habitar, usando a Odisseia de Homero como recurso interpretativo
Elucidam-se alguns fatos históricos, correlatos ao covid19, que deixaram vestígios nas cidades. Entre inflexões, dicotomias e miríade de mensagens, diretas e indiretas, é viável apostar na retomada de contrapontos reconstitutivos urbanos e na sociedade
Este trabalho é um questionamento sobre a permanência do uso do termo “Escola Franciscana do Nordeste”, criado pelo historiador Germain Bazin, quando trabalhava para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Este artigo apresenta uma análise relativa a implantação e o desenvolvimento dos trens de passageiros no Brasil