Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930


abstracts

português
A designer gráfica Lu Cury, nos mostra Istambul com seu olhar fixado nos incríveis mosaicos de palácios, mesquitas e haréns, em uma paisagem cultural que reflete o encontro do oriente com o ocidente

english
The graphic designer Lu Cury shows us Istambul from the incredible mosaics of palaces, mosques and harems in a cultural landscape that reflects the meeting of the East with the West

español
La diseñadora gráfica Lu Cury nos muestra Estambul a partir de increíbles mosaicos de palacios, mezquitas y harenes, en un paisaje cultural que refleja el encuentro de oriente con occidente


how to quote

CURY, Lu. Perca-se no azul em Istambul. Arquiteturismo, São Paulo, ano 02, n. 015.05, Vitruvius, maio 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/02.015/1423>.


Azulejo. Pelo dicionário, tem raiz árabe, a mesma da palavra azul, sem maiores explicações. Na Turquia, Holanda ou Portugal, parece que o nome em português da peça cerâmica foi dado justamente em função da cor. Será que antigamente todos os azulejos eram azuis?

Muitos azuis, muitos verdes, alguns vermelhos e amarelos. Muitas flores e folhas estilizadas. Muitas peças com mesmo desenho que, combinadas a outras de desenhos diferentes, transformam-se em um terceiro padrão. Um caleidoscópio estático. E nos perdemos nas paredes de uma sala do Harém do Palácio de Topkapi, como se fosse um labirinto. Azulejos do chão ao teto. Vertigem e uma vontade louca de fazer aquilo tudo caber na tela da câmera fotográfica. Você dá dois passos pra trás. Ajoelha-se. Agacha-se. Deita no chão. Mas não cabe mesmo. Aquela profusão visual é maior que qualquer visor de câmera fotográfica. Só cabe na alma.

Os azulejos são só uma pequena parte de uma vasta temática estética que a misteriosa e deslumbrante Istambul oferece aos visitantes. Em meio a muitas outras preciosidades, eles estão por toda parte. Mesquitas, igrejas, palácios, museus.

E a maioria deles tem motivo floral, em tons de azul. A Turquia, assim como a Holanda e Portugal, sempre foi grande produtora de cerâmica, especialmente azulejos. A cidade de Iznik, situada a sudeste de Istambul, é considerada a capital turca da cerâmica.

O Palácio de Topkapi, construído entre os séculos XV e XIX, além de todo o tesouro digno d’As mil e uma noites que expõe aos olhos curiosos dos turistas – jóias, tronos suntuosos, relíquias sagradas, coleções de cerâmicas chinesas, cristais, pratas, mantos e vestimentas rebordadas em ouro e pedrarias – exibe, em muitas de suas paredes, uma preciosa e variada gama de azulejos turcos.

O Harém do Palácio especificamente é um deleite para os mais detalhistas.

A Mesquita de Sultanahmet, construída entre 1609 e 1616, mundialmente famosa como Mesquita Azul, leva esse nome porque as paredes são revestidas com azulejos de Iznik, predominantemente azuis. Neles, a luz se reflete deixando o interior da mesquita celestialmente iluminado durante o dia.

Outra mesquita, cujo interior é quase que totalmente revestido de belíssimos azulejos de Iznik é a Rüstempasa.

Construída em 1560 por Mimar Sinán, arquiteto dos sultões, é considerada uma das mesquitas mais belas do período otomano e freqüentemente referida como um “museu de azulejos”.

No Grand Bazaar, os que conseguem desviar a atenção por alguns instantes das mais de 4 mil lojas e olham para cima, encontram uma infinidade de padrões diferentes. Mosaicos de azulejos cobrem parte das várias abóbadas do grande mercado e delineiam seus arcos. Detalhes que com certeza passam despercebidos aos desavisados.

Agora uma curiosidade: todos esses azulejos estão lá há séculos e as cores são tão vivas quanto qualquer azulejo produzido no mês passado. Se houver alguma explicação técnica, eu adoraria ouvi-la. Ninguém a quem perguntei in loco soube me dizer a razão.

Enfim, os azulejos em Istambul são fascinantes. Se tiver a oportunidade, explore esse mundo lá mesmo e perca-se pelo olhar. E já que é impossível capturar a totalidade, aqui vão alguns detalhes dessas maravilhas turcas.

sobre o autor

Lu Cury é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e trabalha como designer gráfica em São Paulo desde 1998.

Lu Cury em Istambul


comments

015.05 Roteiro de viagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

015

015.01 Fotografia

Objeto capturado - New York

Renata Soldato

015.02 Viagem cultural

Monsieur Nicephore & Sir Fox

Salomon Cytrynowicz

015.03 Entrevista

Jornalismo turístico

Liana Amaral

015.04 Paisagem construída

O vale sagrado dos incas, Peru

Saide Kathouni

015.06 Viagem de formação

O arquiteto e o fotógrafo

Pedro Ribeiro

015.07 Arq'culinária

A arquitetura familiar da América

Tânia Bernucci

015.08 Editorial

Patrimônio e paisagem, de Victor Hugo Mori

Luiz Fernando de Almeida Freitas

015.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided