Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930


abstracts

português
Veja o ensaio fotográfico de Tuca Vieira, profissional que, apesar de não ser essa sua especialidade, fotografa jogos de futebol e explica quais são as principais características de uma boa foto a ser tirada no campo e as vezes também fora dele

english
See the photo essay by Tuca Vieira, professional who, despite it is not his speciality, takes photographs of football matches and explains what are the main characteristics of a good photo to be taken in the field of play and also outside of it

español
Vea el ensayo fotográfico de Tuca Vieira, profesional que, a pesar de no ser esa su especialidad, fotografía partidos de fútbol y explica cuales son las principales características de una buena foto dentro del campo de juego y también fuera de él


how to quote

VIEIRA, Tuca. Domingos de futebol. Arquiteturismo, São Paulo, ano 02, n. 017.01, Vitruvius, jul. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/02.017/1437>.


Minha melhor lembrança de infância são os domingos de futebol em que ia com meu pai e com meus irmãos ao estádio. Eu tive o privilégio de ver o time da democracia corintiana de 82 e 83.

Claro que o time era incrível, com Sócrates, Casagrande, Wladimir e Biro-Biro (que eu adorava pois era o único que eu reconhecia, pela cabeleira). E mais incrível ainda eram as idéias democráticas que defendiam no tempo em que nem se votava para presidente, ainda antes do movimento Diretas-Já.

Tuca Vieira no Maracanã
Foto Antonio Gaudério


Mas o que realmente marcou foi que nesses domingos surgiu a relação que tenho com a cidade até hoje. Ir ao estádio era uma experiência muito rica para um menino de oito anos. Havia o deslocamento para o estádio, a briga por ingressos, o contato com as diferentes classes sociais. Nunca vou me esquecer de meu pai, nos momentos de gol, abraçando o desconhecido mais próximo.

Fui recuperar essa alegria quando me tornei fotógrafo e passei a fotografar jogos de futebol, o que nunca foi minha especialidade. Desde pequeno invejava os fotógrafos de campo, tão perto que ficam dos jogadores, com aquelas lentes enormes (e pesadas). E uma das coisas mais incríveis de fotografar no campo é ouvir os sons do jogo: palavrões, gritos, suspiros e a pancada na bola.

Foto boa de futebol tem que ter a bola. E fazer foco na bola, imaginem, é muito difícil. Admiro muito o trabalho dos “boleiros”, como são chamados os fotógrafos de futebol. É um tipo de fotografia onde não dá pra inventar muito. O ponte de vista é único (em geral junto à bandeira de escanteio,) a luz é a que existe e nunca se sabe o que vai acontecer. A arte consiste em ficar atento o tempo todo, mesmo que a bola esteja do outro lado do campo. Quando se menos espera, surge o lance, clique, e torcida para estar em foco, com a bola. É arte de extrema velocidade. O trabalho do fotógrafo é parecido com o do atacante que espera o cruzamento. E a alegria de uma boa foto é próxima do êxtase de um gol.

sobre o autor

Tuca Vieira é formado em Letras (USP, 1998). Estudou fotografia com Cláudio Feijó, Eduardo Castanho, André Douek, Nair Benedicto e Eder Chiodetto. Ganhou o Prêmio Folha de jornalismo (categoria fotografia, 2003) e o Prêmio Grupo Nordeste de Fotografia (categoria profissional, 2005). Faz parte da equipe de fotografia da Folha de S. Paulo desde 2002. É autor, em parceria com o jornalista Marcelo Coelho, do livro As Cidades do Brasil - São Paulo.

Tuca Vieira no Maracanã
Foto Antonio Gaudério


comments

017.01 Fotografia
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

017

017.02 Na estrada

No Mineirão nunca mais

Juca Kfouri

017.03 Entrevista

Futebol, arte e magia...

Abilio Guerra

017.04 Arquitetura turística

Museu Pelé em Santos

Ney Caldatto

017.05 Viagem de estudo

Dois tricolores em meio colorado

Roberto Rüsche

017.06 Arquiteturismo em questão

Camp Nou

Sérgio Settani Giglio

017.07 Biblioteca

A impossível viagem de Marc Auge

Angela Moreira

017.08 Editorial

Vibrações nos estádios de futebol

Abilio Guerra and Michel Gorski

017.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided