Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Mar da Galiléia, Israel. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Hans Broos, que faleceu no dia 23 de agosto de 2011, realizou estudos não construídos para a área da Armação de Baleia e Forte São Luiz no Guarujá. Victor Hugo Mori, seu parceiro no projeto, lembra a ocasião


how to quote

MORI, Victor Hugo. Hans Broos. Um desenho, algumas memórias e muita saudade. Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 054.07, Vitruvius, ago. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.054/4032>.


Há muitos anos, eu e o Hans Broos estávamos estudando um projeto para a área da Armação de Baleia e Forte São Luiz no Guarujá, que nunca conseguimos realizar. Ele estava estudando a área para a Fundação Martius do Instituto Hans Staden, pois era interesse da instituição restaurar o local onde morou e foi capturado o alemão Hans Staden.

O nosso projeto ficava na entrada do Canal da Bertioga e parte no mar aberto. O desenho aqui presente é parte do interesse de Broos nessa região.

A coincidência foi que eu estava fazendo um trabalho que se chamava "A Cal de Sambaqui" para um curso do Carlos Lemos e tinha retirado um trabalho antigo do Hans Broos na biblioteca do Condephaat (que eu já conhecia do tempo que trabalhei lá). O autor falava da cal de sambaqui e do óleo de baleia. Em uma de suas visitas ao Iphan, eu mostrei a ele o trabalho sobre as construções tradicionais de Santa Catarina, que ele havia feito para revalidar o diploma no Brasil.

No livro que depois foi publicado, ele escreveu na última parte que fui eu – o "Dr. Hugo Mori" – quem mostrou a ele algo que ele tinha já esquecido dos tempos de juventude (1). Eu insisti para ele publicar, mas demorou muito. Só conseguiu editar quando já estava doente e quase sem memória. No citado texto do final do livro, trocou o Iphan por Centro Cultural, mas no lançamento do Museu da Casa Brasileira me reconheceu, me abraçou e chorou.

Hans Broos, que faleceu no dia 23 de agosto de 2011, foi um grande arquiteto e melhor ainda como pessoa.

Hans Broos, Gross-Lomnitz, 1921 – Blumenau, 2011
Foto divulgação [Acervo Hans Broos]

nota

NE
Artigos sobre Hans Broos no Vitruvius:

DAUFENBACH, Karine. Reflexões sobre a obra de Hans Broos. Arquitextos, São Paulo, n. 11.123, Vitruvius, ago. 2010 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/10.123/3530>.

MARQUES, André. Hans Broos, Série "Grandes arquitetos da arquitetura brasileira" <www.vitruvius.com.br/jornal/charges/698>.

1
A passagem é a seguinte: “No final de 1995, em razão de uma pesquisa sobre a História de São Paulo, fui consultar o acervo do Centro Cultural São Paulo (sic). Recebido por seu diretor, Dr. Hugo Mori, começamos a discutir técnicas construtivas antigas. Num determinado ponto da conversa, referi-me ao uso do óleo de baleia como aditivo na composição do concreto. Então ele disse: ‘tenho aqui um interessante livro do Ministério da Educação, que traz detalhes sobre essa composição”. Foi até a Biblioteca do Centro e de lá trouxe um exemplar do meu livro, que reencontrei depois de 38 anos e do qual quase havia me esquecido”. BROOS, Hans. Construções antigas em Santa Catarina. Blumenau, Editora da UFSC, 2002, p. 200.

sobre o autor

Victor Hugo Mori, arquiteto (Mackenzie, 1974) do quadro funcional da 9ª SR/IPHAN de São Paulo.

comments

054.07 editorial
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

054

054.01 arquiteturismo em questão

Nova York é uma festa

Roberto Segre and José Barki

054.02 viagem cultural

Os concertos na Sé de Mariana

Eliane Lordello

054.03 roteiro de viagem

Itália: norte e sul

Francisco Alves

054.04 viagem de estudo

Ensinando arquitetura em São Paulo

Juliano Carlos Cecílio Batista Oliveira

054.05 exposição

Panoramas

Carlos A. Ferreira Martins and Sergio Burgi

054.06 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Michel Gorski

054.08 eu estive lá!

Memórias de um celular

Abilio Guerra and Helena Guerra

newspaper


© 2000–2022 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided