A viagem para Tampere foi motivada pela conferência do ICOHTEC – The International Commitee for the History or Technology History e pelo congresso do TICCIH – The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage, ambos realizados no período de 10 a 15 de agosto de 2010. A temática voltada para a proteção do patrimônio industrial com o titulo “Reusing the Industrial Past”, teve inumeros trabalhos, dentre os quais, o que apresentamos, intitulado “Continuity and discontinuity in the conservation of industrial heritage in Minas Gerais, Brazil”.
A chegada em Tampere, via Helsinki, foi fascinante pela densidade de tempos, tecnologia e modernidade expressas nestas cidades, acrescidos da gentileza e carinho finlandeses. Este ano Helsinki se coloca como a capital mundial do design, World Design Capital (WDC) com foco no impacto do design sobre o ambiente urbano, economia e cidadãos.
Fotografar a cidade de Tampere permitiu sentir esta importância para o design urbano, por assim dizer, além de materialidades e texturas e um pouco do espírito nórdico. Neste percurso fotográfico estava acompanhado por Raquel von Randow Portes, arquiteta e também fotógrafa. Em Tampere, ao mesmo tempo, a imersão em um ambiente urbano com recorrências presentes e preservadas do passado, que se colocava e persiste como referencial para as nossas incursões nas cidades em Minas Gerais (1).
Dentre as fotografias selecionadas aqui, uma delas foi motivo de premiação por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no 1º Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte, na categoria Ilustraçao cientifica ou imagem conceitual, promovido em 2011. A estadia em Tampere foi, ao mesmo tempo, romantica e apaixonada, como tem sido as aproximações pelas cidades na atualidade…
nota
1
A conferência pode ser conferida em http://www.tampere.fi/industrialpast2010/
sobre o autor
Fabio Jose Martins de Lima nasceu em Belo Horizonte, em 02 de setembro de 1961 e fotografa desde 1983. Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, a partir de 1999 é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (1989) com Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (1994) e Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2003). A partir de 2011, desenvolve Estágio Pós-Doutoral no IUAV Università di Venezia, com o apoio da CAPES, sob a orientaçao dos Professores Donatella Calabi e Guido Zucconi. Em Juiz de Fora coordena o grupo Urbanismomg que desenvolve atividades de pesquisa e extensão com o apoio do CNPq, Fapemig, Ministério das Cidades e Ministério da Cultura.