Tempo e lugar são decisivos na formação de nossas memórias. Pelas lentes de Valdeci Ribeiro (1) observamos a natureza intocada do Piauí e vamos além: temos a oportunidade de refletir sobre um tempo que não é nosso, mas do mundo.
Os grandes panoramas, lado a lado a detalhes e micro-cosmos, compõem o mosaico de lugares intimamente ligados à trajetória pessoal do fotógrafo. As belas paisagens da Serra da Capivara, do Delta do Parnaíba e das fazendas de Campo Maior, desconhecidas de muitos, ainda assim parecem nos trazer algo de muito familiar, traduzido pelo olhar afetivo de alguém que as conhece desde menino.
Em ressonância com o título da mostra, inspirado no poema “A Rua”, do conterrâneo piauiense Torquato Neto, é possível traçar paralelos com nossas vivências pessoais e questões universais. E é na delicada combinação de distintos períodos, lugares e não-lugares, que somos convocados a refletir sobre nossa passagem por este tempo.
nota
NE – texto curatorial da mostra individual de fotografias “Lembranças de um tempo que não acaba”, de Valdeci Ribeiro, Verve Galeria, 10 de novembro a 10 de dezembro de 2016.
1
Valdeci Ribeiro é médico endoscopista de formação e também atua como executivo na área de saúde. Seu convívio com imagens no dia-a-dia de consultório instigou sua curiosidade, e há 8 anos iniciou seus estudos no campo da fotografia. Muito ligado a pessoas e lugares, cultivou o hábito o hábito de viajar desde cedo, sem nunca esquecer suas origens. Os diversos cursos, workshops e viagens dedicados ao tema lhe renderam inúmeras premiações, tais como 1º e 2º prêmios do Concurso Municipal de Fotografia Paisagística de Teresina de 2014, 1º lugar Concurso fotográfico UniCred, em 2014 e 2015.
sobre o autor
Ian Duarte Lucas é curador da exposição.