Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architexts ISSN 1809-6298


abstracts


how to quote

GUERRA, Abilio. Cinco respostas para a revista Projeto (editorial). Arquitextos, São Paulo, ano 01, n. 009.00, Vitruvius, fev. 2001 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/01.009/914>.

A revista Projeto de janeiro de 2001, número especial que faz um balanço da arquitetura brasileira na década de 90, publicou a opinião de seis críticos sobre algumas questões formuladas pela editoria. Acompanhando os destacados nomes de Ana Luiza Nobre, Antonio Carlos Sant’Anna, Carlos Eduardo Comas, Matheus Gorovitz e Roberto Segre estava o presente editorialista. Para responder às cinco perguntas foi dado a cada um espaço exíguo de, no máximo, 2 mil caracteres que, evidentemente, só foi seguido por aquele que está sempre envolvido, do outro lado da demanda, com o controle dos espaços alheios. O leitor que não teve a oportunidade de ler nossa opinião na revista Projeto, poderá conhecê-la agora no texto abaixo.

Revista Projeto: Quais os cinco principais projetos de arquitetura concluídos no Brasil na década de 90? por quê?

Abílio Guerra: MuBE Museu Brasileiro da Escultura, por antecipar o que viria a ser a excepcional obra de Paulo Mendes da Rocha no anos 90; as reciclagens do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro e da Sala de Concertos na estação Júlio Prestes em São Paulo, por consolidarem uma visão mais criativa em relação ao patrimônio arquitetônico; as estações dos metrôs carioca e paulista, por colocarem novamente a engenharia nacional na proa do desenvolvimento tecnológico; o projeto Rio Cidade, por trazer a questão urbana novamente para a âmbito do arquiteto.

RP: Podemos apontar alguma tendência ou corrente arquitetônica iniciada ou desenvolvida no país nesse período?

AG: Mais do que tendências ou correntes, o que poderíamos destacar é o desenvolvimento de algumas perspectivas de abordagem: a preocupação crescente com o centro histórico das cidades, que levou à diversos projetos e algumas intervenções de reciclagem de edifícios isolados ou conjuntos significativos no Rio de Janeiro, São Paulo, São Luiz, Recife, Salvador e outras cidades; a adoção do desenho urbano no vácuo das experiências de Barcelona e que resultaram principalmente nos projetos do Rio Cidade e de Santo André, este último ainda em estudo de viabilidade econômica; e a experiência com outros materiais em ambientes culturais onde havia o monopólio do concreto armado – metal (principalmente Minas Gerais e São Paulo) e madeira (Severiano Porto, Marcos Acayaba e dezenas de arquitetos espalhados pelo país).

RP: Qual é o significado atual da arquitetura brasileira no panorama internacional?

AG: Depois de praticamente esquecida nos anos 70 e 80, a arquitetura brasileira voltou a interessar os europeus na década de 90. A obra de Niemeyer, antes um formalismo estéril, passa a ser referida e reverenciada por arquitetos tão diferentes como Rem Koolhaas, Jo Coenen e Christian de Portzamparc, sinalizando uma mudança de atitude. Exposições e publicações das obras de Vilanova Artigas, Sérgio Bernardes, Affonso Reidy, Lelé, Lina Bo Bardi e Mendes da Rocha na Inglaterra, Holanda, Suíça, Bélgica, França e Itália acentuam o tom de revisão e balanço.

RP: Em relação à década anterior, houve avanço ou retrocesso na arquitetura?

AG: Se no anos 80 podemos observar a predominância do pós-modernismo estéril e caricato, mas que de certa forma sinalizava uma tentativa de "acertar os ponteiros" com a produção internacional, os anos 90 é marcado por um abismo entre a "redescoberta" do moderno por uma nova geração de jovens talentosos e a arquitetura ostentatória e opressiva dos grandes edifícios corporativos – versão nacional da grande conflito mundial gestado pela globalização entre a padronização capitalista e as sobrevivências regionais.

RP: Quais o principais protagonistas da arquitetura brasileira nesse período? Há um grande nome e uma revelação da década?

AG: Paulo Mendes da Rocha é o grande protagonista da arquitetura brasileira nos anos 90, com uma arquitetura inventiva e sem concessões.

sobre o autor

Abílio Guerra é professor da FAU PUC-Campinas e editor de Vitruvius.

comments

009.00
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

009

009.01

Da série "A" de Cassino ao Museu de Arte da Pampulha

De Juscelino a Priscila/Nemmer

Sylvio Emrich de Podestá

009.02

Memória cultural e o patrimônio intangível

José Albano Volkmer

009.03

Loin du lieu, hors du temps

Jean-Paul Dollé

009.04

A persistência da caixa

Lêda Brandão de Oliveira

009.05

L’idee de fonction pour l’architecture: l'hopital et le XVIIIeme siecle – partie 1/6

Considérations préliminaires et la genèse de l'hôpital moderne: Tenon et l'incendie de L'Hôtel-Dieu de Paris (1)

Kleber Pinto Silva

009.06

Uma figueira pode dar rosas?

Um estudo sobre as transformações em conjuntos populares (1)

Luiz Manuel do Eirado Amorim and Claudia Loureiro

009.07

A Petrobras e a reação dos designers

Ethel Leon

009.08

Caixa de contrastes

Casa de Blas em Sevilha la Nueva, Madrid, de Alberto Campo Baeza

Lêda Brandão de Oliveira

009.09

Admirável urbanismo novo

Fernando Luiz Lara

009.10

Arquitetura virtual

Emanuel Dimas de Melo Pimenta

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided