Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Projeto de recuperação da identidade da Rua Augusta, integrando o evento São Paulo 450 anos

english
Project to renew the identity of the Rua Augusta, integrating the event Sao Paulo 450 years

español
Proyecto de recuperación de la identidad de la Calle Augusta, integrando el evento San Pablo 450 años

how to quote

MORAES, José. Projeto de requalificação da Rua Augusta. Recuperação da identidade e a ambiência da rua mitológia. Drops, São Paulo, ano 04, n. 007.04, Vitruvius, out. 2003 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/04.007/1614>.



O Projeto de Requalificação da Rua Augusta é um dos cinco projetos complementares propostos pelo Plano Cerqueira César, adotado pela comunidade como o plano para o bairro do mesmo nome. Trata-se de uma proposta abrangente para renovação de pistas e calçadas, tratamento paisagístico, despoluição e programação visual, renovação de fachadas e dos equipamentos urbanos. O projeto propõe uma nova vocação, já latente na rua, a de corredor cultural, um eixo de teatros, cinemas, livrarias e locais de lazer. Usando-se instrumentos do novo plano diretor sugere-se incentivos para empreendimentos voltados para usos comerciais e culturais, recuperando a cadeia comercial, a identidade e a ambiência da rua, hoje ameaçadas. Na fase atual o percurso tratado vai da av Paulista até a rua Estados Unidos. Uma segunda fase poderá reformar o trecho norte, da av Paulista ao centro.

O projeto é de autoria do arquiteto e urbanista José S. Moraes, vencedor do concurso para o bairro, e uma iniciativa da comunidade, representada pela SAMORCC. Será desenvolvido em parceria com o poder público e instituições privadas e está credenciado como integrante do evento São Paulo 450 anos em 2004. No momento encontra-se em fase de arrecadação de recursos e desenvolvimento técnico. Seu custo estimado é de 2.950.000,00 Reais, considerado baixo para uma obra desta envergadura devido à inexistência de obras de enterramento de infra-estrutura no local.

A maior parte dos recursos virá de patrocinadores e proprietários locais, cabendo ao setor público uma parte referente à pavimentação, ajuste de infra-estrutura e drenagem.

José Moraes, São Paulo SP Brasil

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided