Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Exposição de maquetes de arquitetura contemporânea na ETSAB UPC de Barcelona

english
Exhibition of contemporary architecture models in ETSAB UPC of Barcelona

español
Exposición de maquetas de arquitectura contemporánea en la ETSAB UPC de Barcelona

how to quote

BRUSCATO, Underléa. A plástica do espaço. Exposição de maquetes de arquitetura contemporânea. Drops, São Paulo, ano 04, n. 007.06, Vitruvius, dez. 2003 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/04.007/1616>.


Na atualidade, com as novas tecnologias de representação da arquitetura em constante evolução, nas apresentações de projetos em exposições e publicações aparecem também, apesar dos modelos virtuais, maquetes materiais e imagens das mesmas em todas suas diversas categorias: desde as conceptuais, as de estúdio – fundamentais no controle e na definição do processo de projeto em determinadas arquiteturas –, ou as mais acabadas, transmitindo os conteúdos arquitetônicos, desde sua vertente intencional até a mais expressiva, e as características do que se tem entendido como uma espacialidade moderna: informidade, seqüencialidade, flexibilidade, dinamismo, continuidade, transparência, etc.

Sobre esses temas têm se desenvolvido disciplinas, doutorados, palestras em congressos e um livro, que trata das aproximações inovadoras na expressão gráfica e modelística do projeto contemporâneo: Neo-vanguardas e representação arquitetônica. A expressão inovadora do projeto contemporâneo. Edições UPC-ETSAB. Barcelona, 2002. Também constituem a base de um trabalho de pesquisa sobre a relação entre arquitetura, projeto e representação, relativo à expressão volumétrica da arquitetura por meios materiais e suas distintas finalidade na sua relação com os meios gráficos paralelos, no qual se tem estabelecido as categorias sob as quais se apresenta a modelística moderna, sua relação com o projeto e sua contribuição específica para a representação arquitetônica.

Esta exposição refletiu diferentes aspectos da aplicação prática deste mencionado trabalho, na disciplina optativa Maquetes de arquitetura, da qual sou responsável, a través da modelagem de temas abarcáveis de arquiteturas significativas do século XX, especialmente das posições arquitetônicas mais contemporâneas. A partir do discurso conceitual e gráfico sobre o delineamento da maquete, se buscou expressar o processo de projeto, os conteúdos arquitetônicos – cromatismo, texturas, transparências, etc.–, e as características espaciais mais relevantes da proposta.

Para este fim optou-se por um tamanho exeqüível, contando com o suporte do ateliê de maquetes da escola, atendendo tanto ao enfoque – de escala, de sua articulação ou seccionamento para observar o interior, etc.–, como a realização prática dos diferentes temas a modelar: eleição dos materiais mais adequados que não coloquem excessiva dificuldade em sua utilização, como poderia ser habitual em um estúdio de arquitetura, sua manipulação, etc. Além da maquete, foi feita uma apresentação gráfica com una pequena referencia da proposta para justificar seu fundamento, e com suas imagens comentadas, expressando as intencionalidade arquitetônicas e o conjunto do projeto ou da obra, a partir basicamente do discurso gráfico sobre o modelo.

A exposição deu lugar também a um livro com o mesmo título, que faz às vezes de catálogo, com introdução de J. M. Montaner i J. Fontbernat (Joan Puebla. La plástica do espacio, Edições ETSAB. Barcelona, 2003).

Exposição de maquetes de arquitetura contemporânea e apresentações gráficas, a partir do discurso sobre imagens do modelo baseado nos conteúdos arquitetônicos e as características espaciais de cada proposta.

Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona. Sala Torres Clavé. Octubre de 2003

Coordenação, desenho e textos introdutórios exposição: Juan Puebla Pons, Dr. Arquiteto. Professor titular DEGA I. Diretor do Departamento de Desenho Arquitetônico. ETSAB / UPC

Colaboradora nas apresentações gráficas e montagem: Underléa Bruscato Portella, Arquiteta, Doutoranda na UPC, professora da Unisinos e bolsista da CAPES-MEC/Brasil

Coordenação da exposição e descrição por Juan Puebla Pons, Barcelona

notas

[publicação: janeiro 2004]

Underléa Bruscato Portella, Barcelona, Espanha

Cartaz da exposição

Inauguração: J. M. Montaner, Vice-director da ETSAB, J. Puebla, coordenador da exposição, e L. Villanueva, Diretor do Departamento EGA I

Vista da exposição

Vista da exposição

Vista da exposição

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided