Nelson Brissac, filósofo e diretor da organização Arte Cidade de São Paulo, foi o convidado do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IaaC) na sexta feira 5 de março para apresentar seu trabalho “MG-ES: um sistema infra-estrutural, uma pesquisa sobre as infra-estruturas territoriais do eixo Belo Horizonte-Vitória”, baseadas na economia da mineração, siderúrgica, produção de celulose e no sistema de transporte ferroviário e portuário, com uma visão ao mesmo tempo global e local.
Nelson Brissac, à frente do Arte Cidade, conjuntamente com a UFMG, UNILEST e UFES, estão trabalhando em parceria com o IAAC, em colaboração com a Usiminas, Arcelor, CVRD, Petrobrás, entre outras, para desenvolver uma pesquisa projetual sobre esta área estratégica do Brasil e do mundo.
Brissac explicou em Barcelona a complexidade desta macroestrutura econômica e tecnológica, uma das maiores do mundo neste setor, e as contradições que a grande escala destas operações provocam no território.
Avançou linhas estratégicas de estudo que permitirão organizar equipes interdisciplinares envolvendo empresas, universidades e administrações com o objetivo de impulsionar o crescimento sustentável da região.
O grupo do IaaC viajará em abril ao Brasil para encontrar-se com os grupos da UFMG, da UNILEST, e da UFES, coordenados por Nelson Brissac.
notas
[publicação: março 2004]
Willy Muller, Barcelona, Espanha