O pavilhão construído em Barcelona para acolher ao evento MET – Moda – Arquitetura – Cinema – Arte, durante os dias 5 a 8 de outubro, mostra uma tendência inovadora aos novos espaços que surgem com os experimentos em arquitetura digital ou “avançadas”. Localizado junto ao Moll de la Fusta, na simbólica Barceloneta junto ao mar mediterrâneo.
A proposta dos organizados foi oferecer um evento multidisciplinar e multifuncional, participativo e inovador baseado na articulação entre moda, arquitetura, cine e arte, todas áreas de conhecimento caracterizadas pelo indiscutível potencial criativo.
Com objetivo de reunir estudantes que se dedicam à carreira artística, o público teve a oportunidade de se informar sobre as escolas especializadas, assistir e participar em debates, exposições, conferências, projeções cinematográficas e concursos com a participação de profissionais e acadêmicos e, fundamentalmente, dialogar com outros estudantes da Espanha e de outros países.
As diversas atividades do MET se articularam em torno das seguintes áreas:
Met – Moda. Destacando a exposição “Más allá de…”, uma mostra retrospectiva do século XX formada por 47 desenhos originais da coleção italiana de Enrico Quinto e Paolo Tinarelli. O vestido foi apresentado como objeto de arte.
Met – Arquitetura. Foi convocado um concurso para desenhar um pavilhão virtual, vencido pelas seguintes três equipes: James Daykin e Sarah Earney, da The Bartlett School of Architecture, de Londres; Beatriz Mínguez de Molina, isoladamente, e o grupo formado por Carine Cohen, Changki Yun e Xiaoyi Zhang, ambas equipes da Architectural Association – School of Architecture, de Londres.
Met – Cinema. Projeção de “Cube” (“O cubo”), de Vincenzo Natali (1997); “The Cook, the Thief, his Wife and her Lover” (“O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e sua amante”) de Peter Greenaway (1989); “Batman”, de Tim Burton (1989), e “In the mood for love” (“Desejando amar”), de Wong Kar Wai (2000). Ns debates posteriores participaram importantes artistas, cineastas, críticos de cinema e outros profissionais das disciplinas de Met, como a arquiteta Carmen Pinós entre outros.
Met – Arte. Palestras informativas sobre as linhas de trabalho de artistas de renome internacional: Louise Wilson, Paola Pivi e Alicia Framis. Ocorreu ainda uma exposição da artista Susy Gómez.
Paralelamente, se desenvolveram atividades nas escolas de formação criativa de Barcelona, como a escola:
- ELISAVA – Escola Superior de Disseny i Art (Universitat Pompeu Fabra);
- ESCAC – Escola Superior de Cinema i Audiovisuals de Catalunya (Universitat de Barcelona);
- Escola d’Arts i Oficis de la Diputació de Barcelona;
- Escola Massana – Centre d’Art i Disseny (Universitat Autònoma de Barcelona);
- Escuela Superior de Diseño y Moda Felicidad Duce;
- ESDI – Escola Superior de Disseny (Universitat Ramon Llull);
- IDEP – Escuela de Imagen y Diseño;
- IED – Istituto Europeo di Design;
- Llotja – Escola Superior d’Arts Plàstiques i Disseny;
- LAI – Escola de Disseny (Universitat Internacional de Catalunya);
- ESARQ – Escola Tècnica Superior d’Arquitectura (Universitat Internacional de Catalunya);
- Facultat de Belles Arts – Universitat de Barcelona.
sobre o autor
Arquiteta, acadêmica do curso de arquitetura da Unisinos /RS, com apoio CAPES/MEC/Brasil, atualmente desenvolvendo tese de doutorado na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona – UPC/Espana – programa “Comunicación visual en arquitectura y diseño”, pesquisadora interessada nos atuais processos de projeto e representação arquitetônica.
Underléa Bruscato Portella, Barcelona Espanha