Eu soube por um amigo comum que o nosso querido Bulcão se foi.
Para saber o que a obra de Athos significa para Brasília, basta deletar de brincadeira o que ele fez no Itamaraty, na igrejinha, no Congresso, no Teatro Nacional. E Oscar, seu amigo de sempre, sabia da importância da contribuição de Athos para sua própria obra, e o ancorou definitivamente em Brasília, a partir da sua primeira visita.
Para o Brasil, significa mais um exemplo da qualidade brasileira, da inteligência e da sensibilidade brasileiras. Pessoa querida, cheia de talento e senso de humor, rei das cores.
Pessoalmente, lembro com saudade dois reveillons que passamos juntos aqui no Rio, em casa de minha irmã. Num deles, minhas duas netas mais velhas ainda eram pequenas, e no dia 1° de janeiro ele deu uma passada aqui em casa e fez uma ótima foto das 4 gerações: meu pai, minha filha, as dela e eu.
Athos adorava cinema, e faria a direção de arte de um filme que Fernando Coni Campos (Ladrões de cinema, O mágico e o Delegado) teria feito se a morte não o tivesse pego de surpresa no natal de 1988 – chamava-se "Amorteamo".
Em relação a Lucio Costa, a relação sempre foi fraterna sem nunca ter sido íntima, e Lucio deve a Athos, contratado por Donald Stewart, dono da ECISA quando foi construído o conjunto Nacional, a fachada de luminosos que ele projetou seguindo religiosamente as recomendações de Lucio; neste trabalho, contou com a colaboração do arquiteto Fernando Andrade.
E sem falar na colaboração tão fértil de seu trabalho nas obras de Lelé – inesquecíveis as belas portas das escolinhas que Lelé espalhou pelo Rio e por Salvador na década de 80, além de tudo o mais que fizeram juntos.
Deixa muita saudade, o nosso Bulcão tão querido. Tenho vontade de lhe dizer – que sua travessia seja serena e bela, como o rastro que você deixou entre nós.
sobre o autor
Maria Elisa Costa, nascida no Rio de Janeiro, filha de Lucio Costa, arquiteta formada pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual UFRJ), foi presidente do IPHAN e hoje coordena a Casa de Lucio Costa.
Maria Elisa Costa, Rio de Janeiro RJ Brasil