Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A exposição Bandeiras de São Paulo, que acontece entre os dias 12 e 17 de abril, que acontece paralelamente à 50ª edição do Salão Internacional do Móvel de Milão, no Palazzo Affari da Praça Duomo, tem a curadoria do arquiteto e designer Alvaro Guillermo.

how to quote

GUILLERMO, Alvaro. Bandeiras de São Paulo. Exposição no Palazzo Affari de Milão. Drops, São Paulo, ano 11, n. 043.09, Vitruvius, abr. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/11.043/3849>.


Exposição Bandeiras de São Paulo, curadoria de Alvaro Guillermo [Palazzo Affari, Praça Duomo, Milão, Itália, de 12 e 17 de abril de 2011]


A segunda metade do século 17 inicia-se no Brasil uma nova série de expedições a partir da então vila de São Paulo rumo aos sertões. Estas expedições ficaram conhecidas como bandeiras e os seus empreendedores, de bandeirantes. Os paulistas nesse momento já eram mestiços, a mistura cultural – de portugueses com indígenas – era sua marca.

Os bandeirantes detinham o conhecimento dos caminhos chamados de peabirus. "Peabiru" que na língua indígena tupi-guarani significa “Pe” (caminho), “abiru” (gramado amassado), "caminho gramado amassado", ou seja, o famoso "Caminho do Peabiru". Esses também detinham técnicas de sobrevivência no clima e natureza rudes do sertão. A coragem de empreender e de iniciar o novo é uma identidade paulista, que também esteve presente nos artistas da semana de 22, principalmente na Paulicéia desvairada de Mário de Andrade onde manifesta sua visão da cidade e dá origem ao modernismo brasileiro.

Assim foi pensada a mostra Bandeiras de São Paulo (1), onde cada um dos profissionais convidados tem obras com presença significativa na cidade. São obras de reconhecimento na arquitetura e também dos cidadãos que vivem esses espaços. Nosso interesse é mostrar a relação que estes profissionais têm com a cidade. O que os motiva a criar e a trabalhar em São Paulo? A cidade estimula seus projetos e suas obras modificam a cidade. É uma retroalimentação constante que faz de São Paulo ser esta cidade multifacetada e multicultural.

Coube um convite especial ao grande mestre Arquiteto Oscar Niemeyer, seu inegável, ou indiscutível, papel para o reconhecimento da arquitetura brasileira, é motivo de orgulho de todo brasileiro. Suas obras na cidade de São Paulo lhe conferem um roteiro especial. E nosso maior reconhecimento é à sua constante capacidade de criar e projetar, essa incansável caminhada.

Esta é uma modesta homenagem a nossa cidade de São Paulo, à sua grandeza, aos pequenos detalhes, aos cidadãos, aos que vivem, aos que passam, aos que trabalham...

É um convite aos que não a conhecem, pois vale a pena.

nota

1
Exposição Bandeiras de São Paulo. Curadoria Alvaro Guillermo. Palazzo Affari, Praça Duomo, Milão, Itália, de 12 e 17 de abril de 2011 (evento paralelo ao 50º Salão Internacional do Móvel de Milão).

sobre o autor

Alvaro Guillermo, além de diretor da agência Mais Grupo desde 1982, é arquiteto, designer e Mestre em Arte, Educação e História da Cultura. Especialista e pesquisador em consumo do Design. Professor de pós-graduação dos cursos Ciências do Consumo e Design Estratégico, da ESPM SP, da Universidade de Buenos Aires (UBA) e da Universidade Nacional de Mendoza, na Argentina. Autor dos livros Design: do virtual ao digital e Branding: Design e Estratégias de Marcas. Presidente da AEnD-Br, presidente do 1º Congresso Brasileiro de Design, consultor do Programa Brasileiro de Design e de diversos programas regionais de Design.

Exposição Bandeiras de São Paulo, obra de Moema Wertheimer

Exposição Bandeiras de São Paulo, obra do Studio Arthur Casas

Exposição Bandeiras de São Paulo, obra de Patrícia Anastassiadis

Exposição Bandeiras de São Paulo, obra de Oscar Niemeyer

Exposição Bandeiras de São Paulo, obra de Marí Aní Oglouyan e Rubens Ascoli

Exposição Bandeiras de São Paulo, obra de Isay Weinfeld

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided