Desde que o filme Flores Raras foi lançado, habituei-me a ouvir, cotidianamente, a pergunta... E aí, assistiu ao filme? Frente à resposta “ainda não”, teciam-se comentários, sempre em tom indignado, a respeito dos equívocos percebidos no roteiro.
Ter finalmente assistido ao filme obriga-me a comentar o que percebi. O que mais me tocou foi o pouco compromisso com a pesquisa histórica que imagino ter havido. Perde-se a oportunidade de esclarecer, entre outras coisas, as idiossincrasias nas relações profissionais que Lota Macedo Soares mantinha com o chamado grupo de trabalho, que era, diga-se de passagem, um fato raro. Tratava-se de uma mulher no comando de uma equipe de profissionais extraordinariamente talentosos. Isso não iria desmerecer de forma alguma a capacidade empreendedora, apaixonada e determinada que uma mulher, como Lota, sustentou durante quase uma década, até as ultimas consequências, em defesa de seu sonho.
Explicar o filme a partir da realização da obra do Parque do Flamengo chamaria atenção para o projeto de urbanização que já existia, para o aterro e suas vias, quatro pistas, oito, não importa... Nada disso partira de Lota; coube a ela, sim, o projeto visionário de construir um parque urbano nos moldes de um “Central Park”. Perdemos todos! O filme e o público, que não foi informado corretamente sobre a história recente da cidade – capital da República na ocasião –, o Rio de Janeiro que trazia uma efervescência cultural e desfrutava, ainda, da idade de ouro de nossa moderna arquitetura.
Mas, e a casa? É linda!!! Foi Sergio (1) quem fez, não foi? Continuava meu interlocutor... Sim e não, respondo! A casa do filme é deslumbrante, porém, é projeto de Oscar Niemeyer e sua localização no terreno é oposta ao daquela descrita por Elizabeth Bishop, premiada poeta americana, no poema em sua homenagem. A casa como personagem dessa história, a verdadeira casa – não menos deslumbrante... –, foi projetada por Bernardes e pousada no alto da montanha, bem ao seu gosto. Ao pé da rocha, como uma asa delta que às vezes aparece e outra se deixa envolver numa nuvem particular como podemos ver no belo poema “Canção para a estação das chuvas”.
Havia tanta independência e coragem por parte desses protagonistas que penso no preço pago por cada um. Longe daquela banalização – que o filme exacerba no glamour de uma sociedade burguesa, arrogante e alienada do final dos anos 1950 –, na verdade, havia uma pulsação eletrizante no ar.
Permitindo a história e o clima da época transparecer, a excepcional maestria e capacidade administrativa com que aquela mulher franzina conduzia o grupo de trabalho seria muito melhor avaliada aos olhos do público, sem tantos enganos. E, para citar membros deste grupo: Affonso Eduardo Reidy, autor do projeto de urbanização do Aterro Glória-Flamengo e do projeto do MAM; Jorge Machado Moreira, autor do projeto da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão; Roberto Burle Marx que concebeu o paisagismo do parque; Luiz Emydio de Mello Filho, botânico responsável por introduzir espécies nativas na arborização pública; e Sergio Bernardes (2), autor do Sanatório de Curicica, do pavilhão de São Cristóvão e da premiada residência de Samambaia e pavilhão para Miss Bishop, no distrito de Petrópolis, projetos com autoria declarada por Lota no filme... Isso soa chocante para quem tem um mínimo de informação e conhecimento sobre arquitetura. Apenas para citar alguns disparates, como o fato de Lota ter uma prancheta e, se dizer autora de várias obras. O grupo sim, era formado por arquitetos, engenheiros, botânicos e paisagistas, além de outros profissionais não menos competentes que os já citados.
É notório que no Brasil quase ninguém sabe nada. Admito a tendência global à superficialidade e sei que à ficção são dadas licenças poéticas. Mas, não tiro o mérito de uma obra bem acabada incluindo elenco, direção de arte e figurino. Confesso que estaria menos angustiada se fosse um filme mal feito.
notas
1
A casa de Samambaia foi premiada em 1953, por um júri de notáveis, na Segunda Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, e o prêmio foi entregue ao jovem arquiteto Sergio Bernardes pelas mãos dos grandes arquitetos Alvar Aalto e Walter Gropius.
2
Sergio, apesar de não ser afeito a comentários, confidenciou-me certa ocasião, ter participado da concepção do Parque e da criação de alguns de seus elementos.
sobre a autora
Kykah Bernardes é graduada em Comunicação Social pela PUC-RJ, trabalhou com Sergio no LIC – Laboratório de Investigações Conceituais, onde coordenou projetos e produziu textos. Na Fundação Oscar Niemeyer colaborou na criação do setor responsável pelo licenciamento de direitos autorais e no Projeto Arquitetur. Organizou com Lauro Cavalcanti, em 2010, o livro Sergio Bernardes, pela Artviva Editora, e atualmente, desenvolve projetos de pesquisa sobre a obra de Sergio Bernardes através do Projeto Memória.