Minha admiração por Cristiano Mascaro começou na década de 1970, quando ele já era renomado fotógrafo da revista Veja e eu aluna da FAU USP. Um arquiteto fotógrafo, que por conhecer de forma profunda o espaço urbano, pôde explicitá-lo melhor. Decidi naquela época ser fotógrafa e tive aulas com Mascaro e João Xavier. Contudo, percebi que a precisão do discurso fotográfico é muito difícil de atingir e desisti da empreitada.
Mascaro, paulista de Catanduva, formado pela FAU USP, defendeu na mesma escola o mestrado denominado O uso da fotografia na interpretação do espaço urbano em 1986 e a tese de doutorado Fotografia e arquitetura em 1995. Foi professor não só na FAU USP, onde dirigiu o laboratório de Recursos Audiovisuais (de 1974 a 1988), mas também de fotojornalismo na renomada escola Enfoco nos anos 1970 e também na FAU Santos (de 1976 a 1986).
Trabalhou na revista Veja de 1968 a 1972 e é autor de vários livros, a começar pelo mais recente na coleção de fotografia Ipsis, onde o extremo padrão de precisão e qualidade, somado a sua aguda visão crítica, nos apresenta não só a riqueza, mas a diversidade de um Brasil onde as cidades e as pessoas, dentro da sua singeleza, se destacam.
Dentre seus livros se destacam Luzes da cidade (96), São Paulo (2000) e Cidades reveladas (2006). Generoso, cedeu fotos para o encontro IPHS – International Panning History Society, realizado em São Paulo em 2012, e para capas de publicações especializadas em arquitetura e urbanismo.
Premiadíssimo, inclusive pala APCA em 1996, com a melhor exposição de fotografia daquele ano, Mascaro ganhou também o prêmio Abril de Jornalismo em 1991, a bolsa Vitae em 1989 e o prêmio internacional de fotografia Eugène Atget (Paris).
Dedicado, encontrei Mascaro em diversos horários no centro da cidade de São Paulo, em busca da melhor luz que explicitasse suas preciosas narrativas.
nota
NE – Este texto é desenvolvimento da justificativa de premiação presente na Ata de Premiação APCA 2014, assinada pelos críticos de arquitetura filiados à Associação Paulista de Críticos de Arte. Os prêmios outorgados nas sete categorias – Homenagem pelo conjunto da obra, Fronteiras da arquitetura, Projeto urbano, Urbanidade, Narrativas urbanas, Difusão e Revelação – foram selecionados por unanimidade ou maioria a partir de critérios discutidos coletivamente. A responsabilidade de redação final coube a um determinado crítico, mas os argumentos foram discutidos coletivamente pelos críticos de arquitetura Abilio Guerra, Fernando Serapião, Guilherme Wisnik, Maria Isabel Villac, Mônica Junqueira de Camargo e Nadia Somekh. O crítico Renato Anelli não participou das deliberações finais por conflito de interesse, uma vez que estava em questão um nome de sua relação pessoal. A lista dos artigos referentes aos sete prêmios da Arquitetura é a seguinte:
SOMEKH, Nadia. Prêmio APCA 2014: Cristiano Mascaro. Categoria “Narrativas Urbanas”, modalidade "Arquitetura e Urbanismo". Drops, São Paulo, ano 15, n. 089.01, Vitruvius, fev. 2015 <www.vitruvius.com.br>.
GUERRA, Abilio. Prêmio APCA 2014: Documentário Bernardes, direção de Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros. Categoria “Difusão”, modalidade "Arquitetura e Urbanismo". Drops, São Paulo, ano 15, n. 089.02, Vitruvius, fev. 2015 <www.vitruvius.com.br>.
WISNIK, Guilherme. Prêmio APCA 2014: Alojamento estudantil na Ciudad del Saber, Panamá – SIC Arquitetura. Categoria “Revelação”, modalidade "Arquitetura e Urbanismo". Drops, São Paulo, ano 15, n. 089.03, Vitruvius, fev. 2015 <www.vitruvius.com.br>.
CAMARGO, Mônica Junqueira de. Prêmio APCA 2014: Reurbanização da favela do Sapé – Base 3 Arquitetos. Categoria “Urbanidade”, modalidade “Arquitetura e Urbanismo”. Drops, São Paulo, ano 15, n. 089.04, Vitruvius, fev. 2015 <www.vitruvius.com.br>.
VILLAC, Maria Isabel. Prêmio APCA 2014: "Maneiras de expor: a arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi", curadoria de Giancarlo Latorraca, MCB. Categoria “Fronteiras da arquitetura”, modalidade "Arquitetura e Urbanismo". Drops, São Paulo, ano 15, n. 089.07, Vitruvius, fev. 2015 <www.vitruvius.com.br>.
SERAPIÃO, Fernando. Prêmio APCA 2014: Ponte Bayer, passarela móvel sobre o canal Guarapiranga – Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo. Categoria “Projeto urbano”, modalidade "Arquitetura e Urbanismo". Drops, São Paulo, ano 15, n. 089.08, Vitruvius, fev. 2015 <www.vitruvius.com.br>.
sobre a autora
Nadia Somekh é professora da graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie e Presidente do Conpresp.