Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A coordenação do Núcleo Docomomo São Paulo divulga nota sobre o prêmio Leão de Ouro, edição especial de 2021, outorgado à arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.

how to quote

DOCOMOMO SÃO PAULO, Núcleo. Prêmio Leão de Ouro para Lina Bo Bardi. Drops, São Paulo, ano 21, n. 162.04, Vitruvius, mar. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/21.162/8049>.


Reabertura da pinacoteca do Masp com cavaletes de cristal, projeto original de Lina Bo Bardi, redesenho de Martin Corullon e Gustavo Cedroni, 11 dezembro 2015
Foto Abilio Guerra


O Núcleo Docomomo São Paulo compartilha, com grande satisfação, a notícia do prêmio Leão de Ouro especial atribuído em memória da arquiteta Lina Bo Bardi. Para nós, esta premiação tem especial significado, pois não poderia ter melhor síntese do patrimônio moderno paulista do que a trajetória da arquiteta Lina Bo Bardi.

Segundo o curador da mostra, Hashim Sarkis:

“Se há uma arquiteta que melhor do que qualquer outra representa o tema da Bienal de Arquitetura de 2021, é Lina Bo Bardi. Sua carreira como designer, editor, curador e ativista nos lembra o papel do arquiteto como coordenador e, principalmente, como criador de visões coletivas. Lina Bo Bardi também encarna a tenacidade do arquiteto em tempos difíceis, sejam eles caracterizados por guerras, conflitos políticos ou imigração, e sua capacidade de reter a criatividade, a generosidade e o otimismo em todas as circunstâncias.

Entre as suas obras destacam-se edifícios imponentes que com o seu desenho combinam arquitetura, natureza, vida e comunidade. Em suas mãos, a arquitetura se torna realmente uma forma de arte social capaz de promover o encontro.

O maior exemplo dessa atitude é o projeto do Museu de Arte de São Paulo, emblemático por sua capacidade de criar um espaço público para toda a cidade, de criar espaços interiores flexíveis e de ser adequado para receber exposições experimentais e inclusivas, como as da própria Bo Bardi. Os títulos de suas exposições ali realizadas (“A Casa como Alma”, “A Dignidade da Arquitetura”, “A Mão do Povo Brasileiro”) por si só são muito eficazes para ilustrar a capacidade da arquitetura de unir as pessoas.

O Leão de Ouro especial em memória de Lina Bo Bardi representa o reconhecimento, há muito tempo, de uma carreira de prestígio desenvolvida entre a Itália e o Brasil e uma contribuição que visa repensar o papel do arquiteto como facilitador da sociabilidade. Por fim, é uma homenagem a uma mulher que simplesmente representa o arquiteto em seu melhor sentido”.

À Lina Bo Bardi, mulher que se orgulhava de ser moderna e muito nos ensinou sobre patrimônio cultural, a nossa homenagem.

sobre a autoria

O Núcleo Docomomo São Paulo, gestão 2021-2022, conta com a coordenação dos arquitetos e professores Miguel Antonio Buzzar e Mônica Junqueira de Camargo.

Museu de Arte de São Paulo – Masp
Foto Abilio Guerra

Museu de Arte de São Paulo – Masp
Foto Abilio Guerra

 

comments

162.04 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

162

162.01 ensino e cidadania

O papel da escola é a formação integral do cidadão

Anísio Teixeira e a defesa do ensino público

Carlos A. Ferreira Martins

162.02 modo de vida

A entrada de serviço

Antonio Grillo

162.03 prêmio

Lacaton & Vassal: estrategias para o real

Pritzker Prize 2021

Fredy Massad

162.05 coronavírus

O manifesto dos limpinhos

Por uma necroeconomia sem necropolítica

Carlos A. Ferreira Martins

162.06 homenagem

Flávio Villaça (1929-2021)

João Sette Whitaker

162.07 homenagem

Flávio Villaça, uma vida intensa que se encerra

Carta ao editor

Denise Mendonça Teixeira

162.08 desempenho ambiental

O pobre desempenho ambiental dos escritórios em caixa de vidro

Luz natural e artificial (parte 04/08)

Joana Gonçalves, Roberta Mülfarth, Marcelo Roméro, Ranny Michalski, Alessandra Shimomura, Eduardo Pizarro, Cristiane Sato, Monica Marcondes-Cavaleri, Guilherme Cunha and Bruna Luz

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided