Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Homenagem feita pela FAU UFRJ a João Cláudio Parucher da Silva, arquivista e restaurador do NPD, que faleceu em virtude da Covid-19.

how to quote

UFRJ, FAU. João Cláudio Parucher da Silva. A morte do arquivista e restaurador exemplar. Drops, São Paulo, ano 21, n. 164.04, Vitruvius, maio 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/21.164/8089>.


João Cláudio Parucher da Silva (1972-2021)
Foto Anna Santana


É com imenso pesar que a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ comunica o falecimento do arquivista e restaurador do seu Núcleo de Pesquisa e Documentação – NPD, João Cláudio Parucher da Silva, vitimado pela Covid-19 aos 48 anos, na madrugada de 16 de maio de 2021.

João foi arquivista formado pela Unirio, em 1999. Era também especialista e mestre em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins – Mast, em 2017. Ingressou no NPD por concurso público, em 2005. Desde então, dedicou-se à identificação, descrição e restauração de arquivos como os de Jorge Machado Moreira, Afonso Eduardo Reidy, Carlos Leão e Sérgio Bernardes.

Em sua passagem pelo NPD, mesmo com os cortes orçamentários de nossa universidade, João desenvolveu expertise na restauração de suportes de documentos de arquitetura, tais como papel vegetal e cópias heliográficas. Muito de sua técnica desenvolveu no próprio NPD, compartilhando com estagiários, bolsistas e voluntários que, regularmente, apresentavam suas descobertas nas Jornadas de Iniciação Científica da UFRJ. Arquivistas como João nos ajudam a perceber que um acervo pode ser visto como um verdadeiro laboratório, e não apenas uma caixa com objetos inertes.

João participava, voluntariamente, do resgate do acervo do NPD atingido pelo incêndio da Procuradoria da UFRJ em 20 de abril de 2021, coordenando o trabalho de desumidificação e acondicionamento dos documentos. Diante das pilhas de papéis resgatados, nos mostrou que era necessário aceitar a perda, assim como concentrar esforços para estabilizar danos e conservar bens, mesmo que em fragmentos.

João deixa um legado inestimável para a FAU UFRJ e para aqueles que, mesmo sem conhecê-lo, trabalham ou venham a trabalhar com a história da arquitetura no Brasil. Muitos dos vestígios que serão utilizados para interpretar, no futuro, o que foi o ofício dos arquitetos se conservaram graças ao trabalho de nosso amigo João.

sobre a autoria

A Academia Imperial, de 1826, iniciou o ensino regular de Arquitetura no Brasil, como um dos cursos da Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios, como direção do arquiteto Grandjean de Montigny. A partir de 1980, com a República, tornou-se um curso autônomo dentro da Escola Nacional de Belas Artes, para se autonomizar por completo como Faculdade Nacional de Arquitetura em 1951. Após a mudança da capital para Brasília, tornou-se Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e passou a ocupar o edifício atual, projetado por Jorge Machado Moreira.

 

comments

164.04 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

164

164.01 política

Quando os loucos guiam os cegos

Carlos A. Ferreira Martins

164.02 arte urbana

Intervenções artísticas urbanas e práticas contramonumentais

Bianca Siqueira Martins Domingos

164.03 patrimônio histórico

De boiadas e boiadeiros

Área de Especial Interesse Histórico-cultural de São Carlos em risco

Carlos A. Ferreira Martins

164.05 homenagem

Seguirei sendo aluna de Paulo, seguiremos aprendendo com Paulo Mendes da Rocha

Débora Saldanha de Ávila

164.06 homenagem

Paulo Mendes da Rocha: uma lição de amizade ao Brasil e à arquitetura

Angélica Benatti Alvim

164.07 homenagem

Jorge Derenji, um gaúcho na Amazônia

Giovanni Blanco Sarquis and Marcos Cereto

164.08 desempenho ambiental

O pobre desempenho ambiental dos escritórios por trás da caixa de vidro

A força de transformação de estratégias arquitetônicas (parte 06/08)

Joana Gonçalves, Roberta Mülfarth, Marcelo Roméro, Alessandra Shimomura, Ranny Michalski, Eduardo Pizarro, João Cotta, Beatriz Souza, Larissa Luiz and Marcelo Mello

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided