Foi com grande apreensão que lemos a matéria “Museu da Casa Brasileira vai ficar sob o comando da Fundação Padre Anchieta” publicada em 14 de junho último (1). A Abedesign, representante dos principais escritórios de design de todo o país, tem sido testemunha do excelente trabalho que a equipe do Museu da Casa Brasileira – MCB (2) tem desenvolvido sob o comando de sua diretora geral Miriam Lerner. O design brasileiro cada vez mais tem assumido seu protagonismo cultural, social e econômico, não só na sociedade brasileira, mas com grande reconhecimento também em nível internacional.
Nesse contexto, o MCB tem contribuído em muito para a divulgação de nosso design não só junto aos profissionais da área, mas, mais importante ainda, para o público em geral. Basta ver o grande aumento no número de visitantes. Foi inclusive no espaço do MCB que celebramos o Brasil Design Award 2019, maior prêmio do design brasileiro, que vem sendo gerido pela Abedesign.
A diversidade de exposições, seja de design ou arquitetura, permitem um olhar amplo e positivo do que melhor tem se produzido não só no Brasil, mas também no mundo. O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, com mais de trinta anos de existência, é com certeza o de maior prestígio no país e, é um registro não só contemporâneo, mas também histórico e muitos dos premiados se revelaram figuras destacadas da produção nacional.
Soma-se a isto o importante acervo que expõe o ato de morar na casa brasileira, nas mais distintas regiões; as feiras; os encontros musicais aos domingos, absolutamente democráticos e diversos, entre outras atividades e vemos que o MCB é com certeza um dos museus mais vivos de nossa cidade. Nos preocupa, portanto, que a mudança de comando, vinculando o museu a uma entidade cujo papel são as atividades vinculadas à radiodifusão e TV públicas, desta forma sem nenhuma relação com a gestão cultural de um museu, ponha a perder todos esses anos de construção excepcional da identidade do design e da arquitetura brasileiros.
notas
1
ANGIOLILLO, Francesca. Museu da Casa Brasileira vai ficar sob o comando da Fundação Padre Anchieta. Caderno Ilustrada. Folha de S.Paulo, São Paulo, 14 jun. 2021.
2
Museu da Casa Brasileira – MCB, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, situada na capital paulista, dedica-se às questões da morada brasileira pelo viés da arquitetura e do design. Atualmente é gerido pela Organização Social de Cultura A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, através de contrato assinado com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
sobre a autoria
Gustavo Greco Lisita é diretor presidente da Abedesign.
Ludmila Oliveira da Cunha Pereira é diretora vice-presidente da Abedesign.
Giovanni Vannucchi é membro do Conselho Consultivo da Abedesign
A Abedesign – Associação Brasileira de Empresas de Design é voltada exclusivamente para pessoas jurídicas que tenham como negócio principal a prestação de serviços de projetos de Design, em todas as suas áreas de manifestação, seja o design gráfico, o design de produto, o design de embalagem, web design, design digital – todas as áreas do design contemporâneo.