Com inicio em 1998, o Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), em Portugal, criou um curso de arquitetura, com duração de cinco anos, organizado em cinco áreas: ciências básicas, sistemas de suporte ao projeto, história e teoria, tecnologia da construção e desenho arquitetônico.
Depois de estabelecido, o curso contou com a inserção na grade curricular de duas disciplinas relacionadas à utilização do computador: a) programação; e b) CAD. Com a popularização cada vez mais crescente das novas tecnologias a serem utilizadas nos cursos de arquitetura de todo o mundo, algumas experiências iniciais mostravam que a inserção das ferramentas CAD era mais coerente nos estágios finais dos cursos, transformando-a unicamente numa ferramenta de desenho.
Apesar disso, no caso do curso de arquitetura do IST, essas disciplinas foram alocadas nos primeiros anos do curso, visto que o objetivo principal era o de oferecer aos alunos a oportunidade de utilizar o computador como ferramenta de concepção, ao invés de mero instrumento de representação.
Nesta entrevista, o professor José Pinto Duarte, responsável pela implantação destas disciplinas e de um laboratório de pesquisa das novas tecnologias em arquitetura, conta sua experiência e mostra alguns resultados do impacto destas tecnologias no ensino de arquitetura. Seu pioneirismo motivou a inclusão desse curso entre os 20 cursos internacionais no avanço das novas tecnologias, na exposição Spot on Schools, realizada em 2005 em Florença.